Um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter abalou boa parte do país na madrugada desta segunda, 26 de agosto. Eram 5:11 quando muitos portugueses acordaram com as casas a abanar. Outros despertaram antes, à conta do sinal dado pelos seus animais de companhia, mas há também quem diga que os seus cães e gatos continuaram a dormir a sono solto.
O abalo, com epicentro a 84km de Lisboa, foi registado em Portugal, Espanha, Gibraltar e Marrocos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Por cá não fez vítimas, felizmente, mas quem o sentiu não ganhou para o susto. E, segundo a Proteção Civil, houve três réplicas. Nas redes sociais, rapidamente começaram a surgir publicações de quem dava conta de ter sentido o sismo – bem como os seus amigos de quatro patas.
“A tentar sossegar o miúdo, que se assustou bastante”, escreveu o ator Heitor Lourenço, numa publicação onde surge a dar mimo ao seu cão Julinho. Na foto, o Jack Russell Terrier parece ainda um pouco abalado, valendo-lhe a segurança que lhe é dada por ter o tutor ao seu lado. “Parecia o sussurro de um monstro. Foi assustador”, comentou um seguidor. “Oh, tadinho”, reagiu a atriz Andreia Dinis. “Eles sentem primeiro”, disse, por seu lado, a atriz Noémia Costa.
Ver esta publicação no Instagram
Há animais que pressentem e dão sinal
Existem muitas provas científicas de que os animais conseguem detetar sismos antes de eles acontecerem. “Tal como os sismógrafos conseguem captar abalos não detetáveis pelo corpo humano, também os animais estão mais preparados para pressentirem os mais pequenos tremores de terra segundos antes de as potentes ondas de um sismo ocorrerem, dizem os cientistas. E alguns são mesmo capazes de os detetar antes de qualquer vibração”, sublinhava o “The Washington Post” aquando do forte sismo que a 6 de fevereiro do ano passado atingiu a Síria e a Turquia. Cães, gatos, pássaros: muitos deles pressentiram o sismo – e avisaram à sua maneira. E agora, por cá? Como foi?
Foi precisamente essa uma das perguntas feita por Ana Galvão, cuja cadela Vicky não deu por nada. “Até onde se sentiu isto? Onde estão e como estão? Conseguem voltar a dormir? Já agora, dizem que os cães sentem (ou escutam antes de nós) e ficam irrequietos. Olhem, a minha dormia à perna solta e assim se mantém. Que me dizem dos vossos?”, perguntou a animadora da Rádio Renascença – com o programa “As Três da Manhã”, onde se juntam também Joana Marques e Inês Lopes Gonçalves.
As respostas a Ana Galvão – que tem também dois gatos, a Heidi e o Mirtilo – foram muito variadas. Alguns patudos deram conta, e até antes, ao passo que outros nem se aperceberam do que aconteceu. “Eu moro num 4.º andar e o cão do meu vizinho (1.º andar) pressentiu… Acordei com ele a ladrar e segundos depois tremeu tudo… Só parou de ladrar depois da segunda réplica”, disse uma seguidora. “O meu gato deu um salto na cama e está escondido até agora. Estamos em Almada”, comentou outra seguidora mais de uma hora depois do sismo.
Sismo sentido um pouco por todo o país
“Gondomar – Porto. Acordei com o abalo e os cães das casas à volta ladravam todos imenso. Agora já sossegaram”, “Em Leiria, a cama abanou imenso e os cães ladraram! E quem é que dorme depois disto?”, “Os meus acordaram em pânico. Mas já dormem. Já eu acordei…. E já não durmo”, “Estou na zona de Oeiras e acordei com a cama a abanar e os três cães a ladrar. Eles já voltaram a adormecer…eu é que está difícil” e “O meu cão também não deu sinal nenhum! Olhou para mim como se fosse louca a esconder-me no aro da porta” são alguns de muitos outros comentários.
Ver esta publicação no Instagram
Nuno Markl, por seu lado, disse que a sua cadela Chiclete também parece não ter dado pelo sismo. Ainda assim… “Esta não ligou nenhuma ao tremor de terra, mas, pelo sim pelo não, passou o resto da madrugada agarrada a algo”, explicou o comunicador na legenda de uma foto onde se vê a patuda colada a si. Markl, recorde-se, tem duas cadelas, Flor e Chiclete, e foram ambas adotadas. Num dos comentários à sua publicação, uma seguidora diz que com o seu cão e pássaro houve agitação: “O meu ladrou imenso, até o passarinho ficou alvoroçado”.
Também Inês Sousa Real deu o seu testemunho, dizendo que o seu gato Mikas – um Persa adotado há 14 anos e meio – ficou bastante assustado. “Tal como muitos de vós, acordei às 5h e pouco da manhã com a casa a tremer. Entre pensar estarei a sonhar, onde é que está o gato e haverá tsunami, é todo um filme! Felizmente que não se registaram até aqui quaisquer danos decorrentes do sismo.e não há alerta de tsunami. Agora é tranquilizar o Mikas, que também não ganhou para o susto e dormir”, partilhou a porta-voz do partido Pessoas-Animais-Natureza.
Percorra a galeria e veja algumas fotos de Julinho, Vicky, Heidi, Mirtilo, Chiclete, Flor e Mikas – os companheiros de quatro patas de Heitor Lourenço, Ana Galvão, Nuno Markl e Inês Sousa Real.