Domingo é um dia de folga para muitos, mas para causa animal não passa de mais um dia. A SOS Bigodes, que já há alguns meses “deixou” de resgatar animais por causa das dívidas veterinárias que enfrenta, acolheu mais um caso grave que não conseguiu ignorar. Sorte, um filhote de gato, foi resgatado no limite.
“Ele tem partes da bochecha e do focinho desfeitas e um buraco no topo da cabeça onde se vê o crânio”, conta à PiT Cristiana Melro, da associação localizada em Barcelos, distrito de Braga. “É muito perto do olho e temos de ter cuidado até com os cremes que se colocam na bochecha porque se aquilo for para o olho, cega-o”.
O filhote foi encontrado por uma voluntária e, apesar de não saber ao certo o que aconteceu, a médica veterinária que o tem acompanhado acredita que Sorte se escondeu no motor de carro e acabou por ter a pele queimada quando a viatura foi ligada. Quando foi salvo, tinha resquícios de óleo na cabeça.
“Está a ser muito complicado. A doutora está a tentar fazer pensos, mas é um sítio difícil de se fazer porque o focinho pode inchar”, diz. “Ele está internado sem previsão de alta porque é um caso muito grave e não dá para nós [voluntárias] fazermos o tratamento. Tem mesmo de estar na clínica onde pode ser vigiado pela médica”.
A associação partilhou fotografias do felino nas redes sociais — alertamos para as imagens sensíveis. Assim como Sorte, outros gatos estão internados na clínica veterinária. É o caso de duas crias resgatadas recentemente com os olhos a saltarem para fora. A SOS Bigodes culpa a autarquia, que ainda não a terá permitido avançar com o CED.
O programa CED (Captura, Esterilização e Devolução dos animais ao local de origem) foi assinado em Barcelos a 1 de janeiro, mas Cristiana admite que até a data, muitos animais inscritos não foram intervencionados.
“Andamos desde esta data a pedir por favor para nos deixar intervencionar. Os dois bebés nasceram numa colónia que está inscrita no CED e que tinha de ser intervencionada, mas não conseguimos porque a Câmara Municipal não nos da reposta”.
Para ajudar a SOS Bigodes a cobrir as dívidas e ajudar os felinos, pode enviar as ajudas através do MbWay (926 308 031) ou IBAN: PT50 0033 0000 4566 9853 3110 5.
A seguir, carregue na galeria para saber mais sobre a associação e os animais que já ajudou.