Fabiana Duarte tem 31 anos, muitos sonhos e paixões. E uma delas é a sua Yorkshire Rosinha – que, pela sua maneira de ser tão afável, encanta quem com ela se cruza. A sua popularidade junto de todos levou a tutora a criar-lhe uma conta de Instagram, chamada ‘Rosinha a fazer coisas’, e a patuda é já uma verdadeira dog influencer, contando com perto de 12 mil seguidores. E agora lançou-se numa nova aventura: uma marca de moda para humanos, chamada Soy Rosinha, que celebra a sua amiga de quatro patas.
“Trabalho em Marketing e Comunicação e já trabalhei em algumas empresas, desde multinacionais a empresas mais pequenas, como gestora de redes sociais. A ideia de criar o Instagram da Rosinha não teve motivação profissional, foi por ter uma cadela com um charme e jeito natural para posar para fotografias”, conta Fabiana à PiT.
“Sempre achei muita piada à personalidade da Rosinha, que é super mandona e que sabe sempre o que quer. Além de que é muito vaidosa”, diz a sua tutora, com um sorriso aberto. “Começámos por criar o perfil nas redes sociais, transmitindo essa mesma ‘persona’, e que tem tido muito sucesso. Mesmo na rua metem-se muito com a Rosinha, ou porque nos viram na televisão ou porque lhe acham piada”. Sim, a patuda é já uma celebridade, tendo marcado presença duas vezes na TVI e uma na CMTV.
O nascimento da Soy Rosinha
Dali à criação da marca Soy Rosinha foi um passo. A ideia foi germinando e acabou por se concretizar neste mês de abril, com o lançamento de quatro T-shirts encantadoras e com frases muito “à Rosinha”. “A marca foi inspirada na minha Rosinha e é feita para a celebrar”, salienta Fabiana Duarte, que vive na zona de Mafra.
Rosinha tem apenas quatro anos, mas já é famosa nas redes sociais pela sua personalidade única, a sua ironia e o seu estilo inconfundível, conta a fundadora da marca. “A sua presença online cativa diariamente a sua comunidade de seguidores”.
E foi assim que a sua essência inspirou o projeto Soy Rosinha. A marca procura oferecer peças de roupa para dog lovers e, em parceria com a Bubblypets, acessórios para os patudos combinarem com os seus donos. “Cada peça é cuidadosamente pensada para transmitir o charme e a personalidade inconfundível da Rosinha, sem filtros, permitindo que as dog lovers e as entusiastas de moda se identifiquem com a originalidade das peças”, explica Fabiana à PiT.
“A marca Soy Rosinha foi, então, uma ‘consequência’ do perfil da Yorkshire, “porque a Rosinha tem fãs que a adoram e acham imensa piada à sua personalidade. É uma forma de terem algo inspirado nela”, conta a sua tutora. “Eu pensei: ok, se há pessoas a usar T-shirts de bandas de que gostam, poderá também haver quem gostasse de ter uma T-shirt inspirada na Rosinha. E é também pelo facto de a querer ‘eternizar’, porque a Rosinha é tão especial que merece deixar uma marca, para além das que já deixou com algumas pessoas com quem se cruzou”.
Fabiana dá um exemplo. “Certa vez estávamos numa esplanada e estava uma senhora numa cadeira de rodas, com a mãe e os filhos. A senhora tinha tido um acidente de carro e ficou paraplégica. Antes do acidente tinha cães e adorava-os. Então a mãe dessa senhora perguntou se podiam colocar-lhe a Rosinha ao colo. Eu disse que sim. A senhora, ao dar festas à Rosinha e ao tê-la ao colo, comoveu-se e comoveu todos os que estávamos à volta. Foi muito emotivo e especial”, conta.
E há muitas mais histórias bonitas para partilhar. “Muitas vezes vou a passear na rua com a Rosinha e ela vai ter com desconhecidos e ‘cumprimenta-os’ para lhe fazerem uma festa. Eu já tive outras cadelas de outras raças, mas nenhuma como a Rosinha. Há pessoas que têm medo de cães, ou que simplesmente não gostam deles, mas que gostam da Rosinha por ser tão dócil e conquistar tão facilmente as pessoas. Por exemplo, quando alguém vem cá a casa, se nos cumprimenta e não a cumprimenta a ela, não se cala – ladra e faz barulhos até a cumprimentarem também”.
Quatro T-shirts ao estilo da Rosinha
“Todas estas e outras situações inspiraram-me a criar a Soy Rosinha para que cada um possa ter um bocadinho da @Rosinhaafazercoisas”, explica Fabiana Duarte. A primeira coleção da Soy Rosinha, que saiu este mês, é constituída por quatro T-shirts diferentes, com frases com humor inspiradas na personalidade da dog influencer. Cada T-shirt é 100% algodão e custa 23,30€.
E não vai parar por aqui, tendo em mente novas coleções. “O feedback recebido até agora tem sido bastante positivo e já estou a planear a próxima coleção”, avança à PiT. “Neste momento já estou a trabalhar na coleção de verão, que será também dedicada aos humanos”.
Antes do lançamento da sua própria marca, Rosinha já era toda fashion, o que fez com que ganhasse ainda mais popularidade. “A Rosinha conquista todas as pessoas, mas começou a ‘ser mais conhecida’ quando criei o Instagram e comecei por publicar o seu dia-a-dia e os seus outfits. Aos poucos, foi conquistando mais seguidores e também marcas”, refere Fabiana, sublinhando que a patuda tem atualmente parcerias fixas com sete marcas – e por vezes outras parcerias pontuais.
Percorra a galeria e conheça melhor Rosinha e parte do seu guarda-roupa, bem como Fabiana Duarte, que criou agora a marca em sua homenagem.