Estávamos a 26 de fevereiro de 2023 quando as protetoras do projeto Rescuing 4 Paws, em Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, foram chamadas a acudir a mais uma urgência. Tratava-se de uma gata que estava na rua com os seus três bebés. Sem hesitarem, as voluntárias resgataram a mamã e os filhotes. Agora, já recuperada, depois de quase ter morrido, a mãe heroína – que, mesmo doente, nunca deixou de cuidar dos seus bebés – está à procura de uma família que a faça esquecer tudo o que de mau já lhe aconteceu.
Deram-lhe o nome de Tagine e a sua história é de resistência. Esta gata com apenas dois anos e meio já passou por muito. “Quando a fomos resgatar e aos bebés, notámos que ela uma respiração diferente, fora do normal, e – pelo que ficámos a saber – já estava assim há vários meses. Fomos de imediato para a clínica veterinária, fez raio-X e infelizmente tratava-se de uma hérnia diafragmática. Não podia ser operada de imediato por estar a amamentar e por estar bastante magra”, conta à PiT Daniela Malarranha, uma das voluntárias do projeto.
“Quando os bebés desmamaram, a prioridade foi engordar e estabilizar a Tagine para que pudesse ser operada na Lusófona”, explica a sua protetora. E não foi simples. “A cirurgia foi de grande risco. Os intestinos já estavam a ocupar grande parte da caixa torácica, os pulmões praticamente já não tinham espaço e a Tagine respirava com grande esforço e sofrimento”.
Tagine — o milagre da sobrevivência
Durante a cirurgia, “a Tagine lutou bastante, houve várias paragens cardiorrespiratórias e foi um milagre ter sobrevivido”, sublinha Daniela. Mas o pior já passou e agora está totalmente recuperada e pronta para encontrar alguém que a faça muito feliz. “Vive neste momento numa garagem com muitos outros gatos que estão sempre a dar-lhe patadas, o que a deixa muito triste É muito meiga, alegre, brincalhona e sociável com cães e gatos”, diz a sua protetora.
Será que está desse lado a família que vai mudar a vida de Tagine? Será entregue esterilizada, microchipada e desparasitada. Já foi testada ao FIV e à FeLV e deu negativo. Só lhe falta mesmo o mimo que nunca teve, numa casa onde possa amar e ser amada.
Tagine também já está registada na PiTmatch, a plataforma da PiT de adoção responsável, e aguarda pela sua visita. Percorra a galeria para conhecer melhor esta gata meiga, que adora colo e beijinhos.