O Mister Tapas Grill nasceu da paixão pela comida, pela interculturalidade, pelas pessoas, e pelos bichos. Em Massamá, Sintra, o restaurante é o segundo projeto gastronómico do dono, Oliver Gil. Abriu em fevereiro deste ano, com um conceito que pretende ser um local de encontro para famílias e amigos, com momentos de lazer e convívio, onde os patudos são incluídos.
Filho de pais madeirenses que emigraram para Caracas na década de 1960, Oliver Gil nasceu e cresceu na Venezuela, e abraçou sempre as raízes portuguesas. Há 10 anos decidiu “experienciar a realidade portuguesa”, e desde então que reside em Portugal continental. Os primeiros tempos que passou no país foram marcados sobretudo pela música – o venezuelano de 42 anos era sócio de uma empresa de música eletrónica que organizava eventos.
Durante um passeio por Belém, nasceu a ideia do que viria a ser o primeiro projeto gastronómico do empresário, também este pet friendly. “Queria dar a conhecer petiscos internacionais”, conta à PiT. “Achámos que a zona precisava de um restaurante diferente, e foi o que tentámos fazer”. Em Belém, o Mister Tapas existe desde 2016, e a comida é feita sobre rodas, num food truck com vários lugares ao ar livre, dos quais os clientes podem desfrutar na companhia dos seus patudos. “Hoje em dia os animais de estimação não são bem animais, são membros da família, e achámos que não dar aos clientes a possibilidade de levar um cão ou um gato não fazia sentido”, explica Oliver Gil.
A mesma filosofia marcou a abertura do espaço em Massamá, este fixo ao chão. Com o mote “Stay Selvaje” ou “mantém-te selvagem”, o foco culinário permanece nos petiscos, mas desta vez o objetivo é que as tapas sejam “a estrela do menu”, e onde a experiência permite “vários momentos de animação”, adianta o empresário à PiT.
O menu tem uma seleção de iguarias tradicionais de várias culturas, com um toque inovador, de deixar água na boca – os diversos sabores de croquete (a partir de 3,50 euros), camarão al ajillo (10 euros), asas de frango crocantes (8,50 euros) e o taco del día (9 euros), criado com novos sabores pelo chef todos os dias. Para honrar o nome do espaço, a grelha dá origem a um dos pratos de destaque, o lomo ao trapo (39 euros), “um prato típico colombiano em que se envolve a carne num pano previamente demolhado em vinho. Este depois é coberto com sal e especiarias e grelhado no carvão”, explica Oliver Gil. O lomo chega à mesa dos clientes ainda a arder e o chef trata de o desembrulhar e fatiar a carne.
O restaurante conta com um total de 90 lugares, uma sala privada para 10 pessoas, e uma esplanada coberta, onde os patudos podem fazer parte do convívio com os tutores. “Muita gente leva os cães”, revela Oliver Gil. “Como a zona é grande e agradável temos a capacidade de proporcionar esses momentos às pessoas”, acrescenta. Além disso, há “sempre água para todos os cães que chegam” e têm ainda snacks “para os donos que pedem”.
Percorra a galeria para conhecer o espaço do Mister Tapas Grill, em Massamá.