Família

Teddy parece um urso — as suas orelhas são adoráveis, mas guardam o trauma dos maus-tratos

Foi encontrado cheio de cortes e sem dentes. Já está totalmente recuperado e procura alguém para lhe dar o amor que nunca teve.
Teddy é carinhoso como os ursinhos.

Não é a primeira vez que o abrigo Refúgio Animal Angels, sediado no Cartaxo, no distrito de Santarém, resgata um animal nestas condições. Já diversos acampamentos passaram pelas redondezas, e não muda muito o estado com que deixam os animais. Teddy foi o mais recente, mas não será o último.

“Recebemos uma chamada de alguém que tinha visto um cão naquela zona. Quando lá fomos, vimos que ele tinha as orelhas cortadas e estava cheio de cortes em todo o corpo”, começa por contar à PiT Mário Ferreira, 38 anos, presidente do abrigo e médico veterinário.

Tinha o pescoço parcialmente aberto e faltavam-lhe imensos dentes. Acabou por ter que ser levado para a clínica com que o abrigo tem parceria, onde foi todo saturado. Há seis meses que luta para recuperar o mais rapidamente possível, sempre pensando que arranjará alguém que o trate melhor do que os seus antigos “donos”.

Hoje, Teddy é muito meigo. Parece um urso, devido às orelhas redondas, e promete ser tão carinhoso quanto o desenho animado infantil. O abrigo acha que ele tem cerca de oito anos, sendo difícil ter certezas, devido à sua falta de dentição, e é um cão extremamente saudável, que não toma qualquer medicação.

Apesar de ser “receoso e submisso, devido aos maus tratos que recebeu”, é um animal muito dado e que se entende bem com os outros, tanto animais como humanos: “Há pessoas que acham que ele tem um aspeto ameaçador, mas não faz mal a uma mosca. É mais reservado, mas, quando conhece a pessoa, é um doce”, descreve Mário Ferreira.

“Como o mutilaram e lhe deixaram marcas no corpo, deixou de ser apelativo a outras pessoas”. O presidente do abrigo espera que isso venha a mudar e que consiga arranjar um lar para Teddy.

Teddy está inscrito no PiTmatch, a nova plataforma de adoção responsável da PiT. O Refúgio Animal Angels tem esperança de que seja a solução para encontrar a futura família do cão cujo trauma o transformou num urso. Não é de peluche, mas também não tem nada de assustador.

Carregue na galeria para ver algumas fotografias de Teddy. Alertamos aos leitores mais sensíveis para imagens chocantes.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT