Ter animais e miúdos em casa é sinónimo de diversão e quem os tem, sabe que são poucos os momentos de silêncio. Cada vez mais famílias optam por ter um patudo para fazer companhia aos mais novos e a verdade é que a combinação é irresistível — que atire a primeira pedra quem nunca sorriu de orelha a orelha quando presenciou uma interação entre um bebé e um cão.
Maria Ferreira teve sempre animais em casa e hoje, aos 23 anos, tem na família várias crianças que interagem diariamente com eles. Quando decidiu juntar o seu lado empreendedor com o amor pelos patudos, começou a pensar em ideias de produtos que pudessem ser aproveitados tanto pelos cães e gatos, quanto pelos miúdos. E rapidamente descobriu os três pilares para o sucesso: conforto, estilo e funcionalidade.
Foi assim que em outubro passado, decidiu dar a conhecer a ideia ao mundo — sofás pensados para toda a família. Nesta altura, arrancou com a própria marca, a Abrigo, que em breve vai ter o próprio site.
“Ao longo dos anos, percebi que era difícil encontrar uma cama que fosse fácil de limpar, resistente a pelos, unhas e odores, mas que, ao mesmo tempo, fosse estética, duradoura e proporcionasse um espaço seguro e confortável tanto para os nossos patudos como para as crianças”, começa por contar à PiT.
Através desta necessidade, começou a explorar diferentes conceitos que além de elegantes, fossem “práticos e acolhedores”. A jovem é formada em dietética e nutrição, estando agora a terminar um mestrado na área de nutrição clínica em Lisboa, mas herdou do pai, um homem de negócios, a paixão por este universo, e da mãe, veterinária, pelos animais. Juntando as duas influências, não tinha como seguir outra área.
View this post on Instagram
Os patudos foram sempre uma constante na vida de Maria, que graças à mãe, habituou-se a ter a casa cheia. “Desde pequena, estive rodeada de animais e sempre soube que queria que eles fizessem parte da minha vida de alguma forma”, partilha. Atualmente, é tutora de Pilar e Arthur, dois Frenchies que chegaram por acaso à vida da nutricionista.
“Nenhum deles foi escolhido por mim ou pelo meu namorado de forma planeada”, confessa. “Ambos vieram para colmatar a perda de outro cão que tínhamos, e acabaram por chegar às nossas vidas em momentos diferentes, mas de forma muito especial”, diz. A dupla tem a própria página no Instagram e ter contacto com o universo virtual foi também essencial para a jovem lançar a marca.
Os sofás da Abrigo são feitos à mão com um tecido eco-friendly, que é uma mistura de P.V.C. e poliéster. A combinação resulta numa “textura macia, resistente e fácil de limpar”. Estão disponíveis em três tamanhos — S, M e L — e os preços variam desde 150€ até 190€. Maria avança que sob consulta, também disponibiliza tamanhos personalizados para raças gigantes ou com necessidades específicas.
“Para sofás personalizados, o valor depende das dimensões e especificidades solicitadas”, explica. “Todos os preços incluem os portes de envio e a personalização com as iniciais do animal de estimação ou das crianças”, avança a fundadora, acrescentando que cada sofá leva de uma a duas semanas para ser produzido e entregue, dependendo do número de encomendas.
Os pedidos podem ser feitos através da página de Instagram da Abrigo, que também disponibiliza o endereço de e-mail. Os sofás estão disponíveis em três cores — cinza claro, bege e verde esmeralda —, com o intuito de “serem neutras e elegantes, combinando facilmente com diversos ambientes de casa”.
De seguida, carregue na galeria para conhecer os sofás para miúdos e animais da Abrigo.