Se tem um animal lá em casa ou despediu-se recentemente do companheiro e não sabe o que fazer com os seus pertences, vai gostar de ler isto. A nova companha da FlixBus, uma rede de autocarros low cost, em parceria com a Animalife chegou para oferecer um Natal especial aos animais carentes. E é mais fácil do que pensa — não precisa gastar um único euro. A iniciativa arranca já nesta quarta-feira, 6 de dezembro, e dura até a próxima terça-feira, dia 12.
Qualquer passageiro da FlixBus que irá viajar a partir de Albufeira, Armação de Pêra, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Faro Aeroporto, Fátima, Guarda, Lisboa, Mirandela, Olhão, Porto, Quarteira, Tavira, Viana do Castelo, Vila Real ou Viseu, está convidado a participar da campanha solidária.
Se não for viajar mas quiser ajudar, não se preocupe. Também é bem-vindo. As organizações disponibilizaram um ponto de entrega e recolha de bens na loja da “Iberocoach” – junto aos táxis, os parceiros da empresa de viagens para a venda de bilhetes da rede — na estação do Oriente, em Lisboa. Se passar por lá antes do trabalho, pode deixar o seu donativo.
“Qualquer pessoa ou organização que se queira juntar a esta iniciativa será, naturalmente, bem-vinda. O importante é mesmo ajudar”, defende Pablo Pastega, diretor geral da empresa em Portugal e Espanha, em comunicado. “A FlixBus está também a promover uma ação de recolha de donativos entre os cerca de 50 colaboradores do nosso escritório de Lisboa, que iremos entregar à Animalife no final”.
Basta trazer bens como trelas, coleiras, peitorais, brinquedos, roupas e champô para animais, e colocar na caixa da campanha que irá encontrar no autocarro ou na loja. “Por uma questão de espaço disponível, só são aceites bens de pequena dimensão. Os artigos devem estar devidamente embalados ou protegidos”, avança a organização.
Os bens serão transportados gratuitamente pela FlixBus para, posteriormente, serem entregues e distribuídos pela Animalife, que apoias dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade económica e social, além de pessoas em situação de sem-abrigo com patudos a cargo, associações e grupos de proteção animal.
“Esta campanha Natal dos Animais insere-se no programa de responsabilidade social da FlixBus em Portugal, e o objetivo, para além de ajudar, é dar uma segunda vida a artigos que as pessoas possam ter em casa e que já não usem, promovendo a economia circular e fomentando a sustentabilidade” afirma Pablo Pastega.
Já a escolha da associação, não foi difícil. “Escolhemos a Animalife pela dupla vertente de atuação, já que apoia não só famílias com animais em situação de vulnerabilidade social e económica, mas também associações e grupos de apoio a animais”, acrescenta o diretor.
A ideia da iniciativa surgiu como uma pequena homenagem a Tom, o Weimaraner de Sandra de Carvalho Weinstock, responsável pela comunicação e relações institucionais da FlixBus em Portugal. O patudo morreu em maio e a tutora acabou por ficar “com imensas coisas”, desde medicamentos a roupas e brinquedos.
“Não fui capaz de deitar fora e acabei por entregar a uma associação”, explica. “Tal como eu, pode haver mais pessoas nesta situação, que se podem juntar agora a esta iniciativa nacional da FlixBus. Estamos no Natal, há mais sensibilidade para estas temáticas”, aponta.
Para Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife, é esperado que a campanha vá “fazer toda a diferença” na vida de milhares de cães e gatos que se encontram a cargo de famílias vulneráveis, associações ou grupos de resgate. “Os bens recolhidos vão permitir criar condições para melhorar a qualidade de vida destes animais. Esta iniciativa solidária pode ser o ponto de partida para outras tantas que tenham como foco o bem-estar animal”, conclui.
Recentemente, a Animalife, que tem a PiT como media partner, voltou a promover o Banco Solidário Animal e juntou mais de 320 toneladas de bens e 224 mil euros, com a ajuda da população e das centenas de voluntários que se juntaram à campanha. Percorra a galeria para recordar como correu a 32.ª iniciativa do projeto.