Tiago Aldeia é um amante de animais. Dono de dois Jack Russell Terrier, são assíduas as partilhas que faz dos seus dois amores patudos: Hamlet, com 9 anos, e o filho Romeu – nascido em abril do ano passado de uma história de amor entre o cão e a vizinha Lola, da mesma raça. Dessa história nasceu também Julieta, que hoje também vive feliz com a família que a adotou. E esta semana, num passeio por Lisboa ao fim do dia, o ator deu de caras com uma ninhada de quatro gatos bebés num descampado e foi incapaz de os deixar para trás, tendo pedido ajuda aos amigos e seguidores.
“Gatos abandonados procuram dono! Partilhem, por favor. Interessados enviem mensagem privada, por favor. Não os vou deixar na rua hoje, não se preocupem!”, escreveu o ator, que integra atualmente o elenco da telenovela “A Promessa”, da SIC. No vídeo que fez, que conta com mais de 14.500 likes e no qual se veem os gatitos a miar desalmadamente, Tiago Aldeia explica que os encontrou numa caixa e que não pode ficar com eles porque os seus cães iriam persegui-los devido ao instinto de caça.
Na quinta-feira, 1 de agosto, numa nova publicação no Instagram, Tiago sossegou quem estava a acompanhar o caso. “Os gatos estão saudáveis. Foram acolhidos pela SOS Animal Portugal, que os irá acolher até terem um novo tutor. Serão entregues com todos os cuidados veterinários. Por favor, falem com eles diretamente”, anunciou.
Ver esta publicação no Instagram
TIago Aldeia grato à SOS Animal
O ator deixa, na mesma publicação, os contactos da associação, bem como as várias formas de a ajudar, seja monetariamente, com compras na loja ou através de voluntariado. “Muito obrigado a toda a equipa da @sosanimalportugal e a todas as pessoas e outras associações que tentaram ajudar. Peço desculpa por não ter conseguido responder a toda a gente”, remata Tiago Aldeia, que ficou de coração cheio com a onda de solidariedade que recebeu.
Em julho do ano passado, Tiago disse em exclusivo no PiT Stop – o podcast da PiT onde os protagonistas são os patudos de ilustres personalidades portuguesas – que Romeu e Julieta tinham surgido de uma paixão de bairro entre Hamlet e Lola: “Ela é uma Jack Russell que vive na minha rua e foi um amor consentido. Sempre que eu ia com ele à rua, ele ficava à porta do prédio dela. Acho que eles namoravam mesmo”, contou então.
E os nomes dados aos patudos têm uma razão de ser. “Quando recebei o Hamlet, estava a fazer a peça ‘Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos’. Nunca pensei ter um cão, mas, quando vi aquela coisa muito pequena, quase do tamanho da minha mão, não resisti. Ficou Hamlet, por isso achei por bem continuar a sua descendência shakespeariana”, explicou no PiTStop.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias dos animais de Tiago Aldeia.