Família

Tradição, natureza e patudos. Neste moinho na Serra de Aire todos são recebidos

O espaço foi remodelado e recebe hóspedes de todo o mundo.

Os moinhos são construções antigas e humildes, que hoje tendem a resumir-se a lembranças do passado, mas que durante cerca de dois milénios foram indispensáveis na vida de diferentes populações ao redor do mundo. Portugal tem várias edificações deste género, incluindo o Moinho da Pena, onde é possível pernoitar em família, e com os pets.

O alojamento em Casal da Pena, Torres Novas, foi erguido na Serra de Aire, a 17 quilómetros de Tomar e a 20 de Fátima. É um de 12 moinhos numa região onde a moagem artesanal era uma atividade determinante, e funcionou até 1965. Em 1992, depois de vários anos vazios,  sete das unidades foram recuperadas para funcionarem como alojamento turístico graças a uma iniciativa comunitária.

O espaço foi remodelado, passando a incluir um quarto, uma cozinha e uma casa de banho. Américo Moleiro, dono do moinho, contou à Sic ter crescido a ajudar os pais a operá-lo para fazer farinha. Já adulto, herdou o edifício, e recebe tanto turistas portugueses quanto estrangeiros, que procuram uma experiência diferente.

O moinho conta com um quarto duplo, que tem uma cama de casal e uma casa de banho privada, cozinha totalmente equipada, e o espaço exterior com uma paisagem típica, com uma mesa que proporciona aos hóspedes a possibilidade de fazerem as refeições ao ar livre. 

O alojamento oferece ainda pequeno-almoço com produtos frescos da região, por um preço extra, bem como limpeza para estadias superiores a sete dias, e uma cama extra, que pode ser requisitada depois da reserva.

Os pets podem acompanhar os tutores ao moinho, que é aberto a cães e gatos até aos 10 quilos. Existe ainda uma taxa extra de 15 euros por animal, bem como o limite de um patudo por estadia, que não pode ser deixado sozinho no espaço.

As reservas podem ser feitas online, a partir de 60 euros de outubro a junho, e a partir de 70 euros de julho a 13 de setembro.

Carregue na galeria para conhecer o Moinho da Pena.

Este artigo foi publicado originalmente no Pet Friendly Portugal e está ao abrigo da parceria editorial entre a PiT e o projeto criado pela travel designer Maria João Pavão Serra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT