As catástrofes naturais trazem, um pouco por todo o mundo, morte, destruição e dor. Nos Estados Unidos, a passagem do furacão Helene, que assolou parte do território a 26 e 27 de setembro, foi devastador. Atravessou seis estados norte-americanos – Flórida, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Geórgia, Tennessee e Virgínia – e os números relativos às vítimas mortais não param de crescer. No sábado, 5 de outubro, estavam confirmados 220 mortos, mas havia ainda centenas de desaparecidos. Entre as vidas humanas e animais que se perderam, há também zonas inteiras que foram completamente devastadas. Numa delas estava a ponte do arco-íris, um local de visita de milhares de amantes de animais.
Diz a lenda que quando um animal morre, cruza a ponte do arco-íris. Do outro lado está o paraíso, onde há prado, riachos e colinas por onde eles podem correr e brincar sem que qualquer mal os afete. Ali estão sempre confortáveis e bem. Mesmo os que partiram doentes recuperam a sua saúde. Não há dor, só alegria. É lá que esperam por nós e, quando se dá o reencontro, tudo fica completo de novo. É esta lenda que acalenta o coração de muitos daqueles que perdem os seus animais e essa ponte tinha sido recriada nos Estados Unidos. Estava localizada em Lake Lure, no estado norte-americano da Carolina do Norte, e era um local muito visitado. Agora, nada resta dela.
Nessa ponte, os corrimões estavam repletos de coleiras, chapas de identificação e até brinquedos dos amigos de quatro patas que já partiram e quem a visitava dizia que era um momento poderoso. Logo à entrada, o “poema” dedicado – como forma de conforto – a todos aqueles que um dia têm de dizer adeus ao membro patudo da família ganhava mais cor. Era ali o céu dos nossos animais, materializado na terra.
Ponte do arco-íris voltará a ser recriada
Segundo o website da Lake Lure Flowering Bridge, a ponte foi criada em 2022 pela artista Amy Wald para ser um espaço onde as famílias pudessem não só deixar uma memória do seu pet mas também imaginar o momento em que se reencontrariam com ele. Resguardada por uma montanha, repleta de campos relvados e colinas, tal como o poema promete, esta verdadeira ponte do arco-íris podia ser visitada por qualquer pessoa. Agora, com a passagem do furacão Helene, que foi o mais letal dos EUA, depois do Katrina em 2005, ficam apenas as memórias.
A Lake Lure Flowering Bridge e a sua ponte do arco-íris estavam rodeadas de mais de 700 espécies de plantas e flores que tornavam todo o local muito especial. E foi com grande tristeza que a notícia foi dada na sua página do Facebook. Num post feito a 4 de outubro, os responsáveis pelo parque com 30 jardins dão conta de que há já muitos candidatos a ajudarem à reconstrução – mas apelam também a que os seguidores não se confundam com outras páginas que possam surgir.
Nas muitas publicações feitas nas redes sociais sobre a destruição da ponte do arco-íris, são centenas os comentários de pessoas que ali estiveram ou que desejariam lá ter passado. E há um, em particular, que deixou muitos amantes de animais comovidos. “Foram todos dar um último mergulho juntos”, escreveu Desiree Shewmaker, pelo facto de a ponte ter sido varrida pela força da água. “Estava a tentar não chorar hoje, mas é impossível. Esta é uma maneira muito querida de pensar no que aconteceu”, “Preciso de terapia depois de ler o seu comentário. Estou literalmente lavada em lágrimas” e “Bolas, as suas palavras puseram-me a chorar” são algumas das muitas reações.
A ponte do arco-íris será um dia reconstruída. E todas as coleiras, trelas e brinquedos que agora se perderam estarão, de alguma forma, de regresso nesse dia. Percorra a galeria para ver o antes e o depois deste local tão especial.