Família

UPPA é eleita a Associação do Ano PiT: “Há 16 anos que curamos feridas”

A União Para a Protecção dos Animais recebeu o prémio esta quarta-feira, 21, em Lisboa. Contou com o apoio da atriz Rita Blanco.
Foi uma noite especial.

Foi com a sala cheia e aplausos de todos os que lá estavam que Filipa Laginha e Sandra Vicente, as duas primas por trás da UPPA — União Para a Protecção dos Animais —, receberam na noite desta quarta-feira o prémio de Associação do Ano no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

O galardão especial PiT, integrado na II edição dos Prémios NiT, dedicados a consagrar o melhor do lifestyle em Portugal, foi entregue em palco pelo diretor da PiT, Nuno Azinheira, e pela atriz Rita Blanco, uma defensora da causa animal e ela própria madrinha da associação vencedora.

“Há 16 anos que curamos as feridas físicas e, sobretudo, saramos as mais difíceis, que são aquelas com que estes animais chegam à associação — as da alma”, agradeceu Filipa durante o discurso da vitória.

Já Sandra, aproveitou para dedicar o prémio aos “verdadeiros heróis desta história: os nossos amigos de quatro patas”. A associação, que este ano celebra 17 anos, surgiu do amor das duas primas pelos animais de ninguém. Ambas já estavam habituadas a partir em aventuras para resgatar cães e gatos que encontravam na rua até que, em 2007, decidiram ir além.

“Obrigada ao coração da UPPA, que são os nossos voluntários, aos nossos padrinhos, adotantes, à PiT, à NiT e a todos os amigos que fazem parte desta história de amor. Nunca se esqueçam de uma coisa: desistir nunca é a opção”, frisou Sandra. “Juntos somos UPPA”, disse em conjunto com Filipa, seguida de mais aplausos.

A gala anual da NiT celebra o melhor do lifestyle e pela segunda vez, os animais não ficaram de fora. Rita Blanco, que é madrinha da UPPA e tem alguns “UPPAlianos” adotados da associação, deixou um apelo especial: “Peço-vos que não compre animais”, começou por dizer. “Há imensas associações que estão cheias e cada vez que vocês compram um animal, milhares de cães e gatos ficam nos abrigos. É cada vez mais complicado e um dia vai ser um problema de saúde pública para todos nós. Portanto, façam-me este favor, não vos peço mais nada”.

Rita Blanco a celebrar a UPPA. Foto: Micaela Neto.

“Este prémio é extensível a todos aqueles que ajudam os animais”

Nuno Azinheira não deixou de salientar a importância do trabalho das restantes associações, protetores e abrigos espalhados pelo País. O diretor da PiT recordou ainda a Coração100Dono, vencedora do primeiro prémio PiT, em 2023. “No ano passado, escolhemos propositadamente ir para fora de Lisboa, fomos ao Algarve”, referiu. “Queríamos mostrar que há vida fora de Lisboa. Desta vez, ficamos aqui no distrito porque há muitos leitores, associações e pessoas que trabalham de forma voluntária e é preciso incentivar esta gente”.

Acompanhado de Rita Blanco, agradeceu não só à UPPA, mas àqueles que apesar de não terem estado presentes fisicamente, foram lembrados com carinho. “Este prémio é extensível a todos que ajudam os animais e dão-lhes mais dignidade, amor e bem-estar”, sublinhou. “Felizmente, cada vez vez somos mais na PiT: mais leitores e mais gente que está junta na causa animal”.

A gala da NiT contou ainda com a presença de Pedro Paiva, Provedor do Animal de Lisboa, e Fábio Araújo e Rui Almeida, fundadores da Benny’s Cuits, uma marca nacional de biscoitos para cães batizada em homenagem ao podengo Benny. Para celebrar a associação do ano, o casal levou alguns miminhos e ofereceu à Sandra e Filipa. Duarte Fernandes, presidente dos 2RS (2 Rodas Solidárias), também marcou presença ao lado de outros integrantes da equipa de resgate.

A cerimónia foi conduzida pelo humorista Miguel Lambertini e pela apresentadora do programa “New in Town”, da CNN Portugal, Lara Afonso. Além do prémio PiT, os 85 nomeados, escolhidos pela redação da NiT, foram a concurso e foi o público quem elegeu os negócios, as marcas e as personalidades que mais deram nas vistas no último ano nas categorias de Cultura. Comida, Compras, FiT e Fora de Casa.

A grande distinção da noite foi para José Condessa. Depois da vitória de “Rabo de Peixe”, série que venceu a Melhor Produção Nacional, o ator que interpretou a personagem de Eduardo voltou a subir ao palco para receber o prémio de Personalidade do Ano. A cerimónia contou ainda com atuações especiais e emocionantes de Janeiro, FF e Mimicat, que encerrou a gala da NiT com o tema “Ai Coração”.

A seguir, carregue na galeria para ver como correu a gala de entrega dos Prémios NiT 2024.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT