Numa sexta-feira à noite quando a médica veterinária Michelle Forbes já estava a ir para casa, recebeu uma chamada de uma desconhecida. A tutora de Bonnie, uma cadela-bebé, parecia uma cliente como outra qualquer, até que a meio da conversa confessou que já tinha ligado para cerca de 30 clínicas e hospitais veterinários naquela dia e nenhum a tinha conseguido ajudar.
A patuda tinha uma febre de 40 graus há mais de dois dias e, apesar de na quarta-feira ter sido vista por outro médico veterinário e ter começado a tomar medicação, nada parecia resultar. Michelle é proprietária do seu próprio hospital, mas este não abre durante o fim de semana e a veterinária só conseguia atendê-la na segunda-feira, tendo pedido que a tutora a levasse novamente até ao hospital que a tinha visto naquela semana. Foi aí que a dona não se aguentou.
A “mamã” de Bonnie começou a chorar a explicar a situação e agradeceu Michelle por ter tido o “tempo de explicar tudo o que precisava de saber”, acrescentando que nenhum médico veterinário para o qual ligou naquele dia quis falar consigo por não ter dinheiro para pagar as consultas e o tratamento da companheira.
Na manhã seguinte, Michelle acordou preocupada e ligou novamente para saber como Bonnie tinha passado a noite. A cadela não tinha apresentado qualquer melhoria e a veterinária decidiu tomar uma “decisão stressante”: pagar mais do que a metade das despesas veterinárias de Bonnie.
Michelle perguntou à mulher quanto ela tinha para gastar com Bonnie e quando soube o valor exato, juntou mais algum dinheiro através da Spirit’s Legacy Fun, a pequena associação criada pela veterinária que ajuda famílias sem condições a pagar pelos tratamentos dos seus animais de companhia, e foi até à clínica onde a cadela tinha sido vista na quarta-feira.
Depois de fazer alguns exames de urgência, Bonnie regressou à casa e na segunda-feira foi pela primeira vez ao Hospital Veterinário Compassionate Care, fundado por Michelle. Lá, deu início aos tratamentos, que foram todos pagos pela médica veterinária. “Foi stressante tomar esta decisão porque não tenho uma organização sem fins lucrativos muito grande”, explicou à revista “Newsweek”.
Bonnie foi hospitalizada no espaço de Michelle e deu início ao tratamento. Para conseguir juntar o dinheiro que se comprometeu a pagar — visto que os tratamentos rondavam os 8.300 dólares americanos (cerca de 7.400€) —, a veterinária fez um vídeo e partilhou-o no TikTok com o objetivo de conseguir uma receita extra através do Programa de Recompensas para Criadores de Conteúdo da plataforma. Mas não esperava que a história explodisse.
@drforbeez I don’t know what I did to deserve all of you ❤️. Thank you for allowing me to honor my sweet boy, Spirit, by helping others. @spiritslegacyfund #veterinarymedicine #vetmed #veterinary #sickdog #vetmed #pittiesoftiktok #staffie ♬ original sound – 🐕🦺 Michele Forbes DVM 🐈⬛
Dezenas de pessoas enviaram-lhe dinheiro
Depois de partilhar a história insólita no TikTok, a médica veterinária juntou mais de 4,2 milhões de visualizações. E além do dinheiro que ganhou através da plataforma, foi contactada por dezenas de pessoas que tinham interesse em doar o próprio dinheiro para ajudá-la com o tratamento de Bonnie.
“A resposta a esta história restaurou a minha fé nos seres humanos e deu-me uma ideia de como muitas pessoas se sentem. Há muita coisa boa por aí e pessoas que genuinamente se preocupam. Não consigo expressar gratidão suficiente pelo apoio e generosidade que recebi”, disse, animada. Até a data, a médica não conseguiu diagnosticar a doença exata da cadela, mas graças ao tratamento, a mix de Pitbull já está em casa a “viver a sua melhor vida”.
“É muito frustrante não termos obtido uma resposta sobre a sua condição, mas ela provavelmente teria morrido sem essa ajuda”, confessou. “Há momentos muito difíceis como veterinária, e fico particularmente stressada ao ver os tutores a lutarem com o custo dos cuidados. Mas sou extremamente grata por toda a ajuda que conseguimos.”
De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre Bonnie.