É um mistério que ainda não foi solucionado. Desde que foi encontrado em 2019, Papa Legba é um gato doméstico. Mas apesar dos esforços da família para o deixar em casa, o felino não resiste às aventuras com que está habituado. Como resultado, sai constantemente para dar voltinhas. E agora, há motivos para acreditar que, afinal, possa ter mais do que uma família.
“Quando ele foge, parece correr sempre na mesma direção, como se tivesse algum lugar para ir”, disse Crystal Robert, tutora de Papa Legba, ao site de animais “The Dodo”. “Ele volta para casa quando é chamado pelo nome ou quando ouve o barulho dos petiscos”, acrescentou. Apesar de sempre ter suspeitado que o companheiro tinha outro lar, isso só foi confirmado na altura do Natal, quando Papa apareceu com uma sweat.
A primeira foi uma com riscas azuis e brancas e, mais tarde, uma rosa com brilhantes. Algumas semanas depois, uma T-shirt ainda mais pirosa em que se lia “Nasci para ser incrível”. O mais engraçado é que Crystal frisa que o gato nunca a deixou “domesticá-lo”. Mas aparece que lá do outro lado, o felino adota uma nova personalidade.
“Não acredito que a sua segunda família o fez vestir uma sweat”, partilhou. “Ele gosta de ser abraçado e receber festas, mas odeia coleiras e ser escovado. Só gosta de contacto quando quer… Como é que conseguiram fazer com que ele usasse uma sweat? Estranhamente, ele parece gostar. Está até mais dócil, ou talvez, apenas envergonhado”, brincou.
@wedonotownacat Whose litterbox have your paws been in? Mom reports he has never allowed them to put sweaters on him before🤣 and just started coming home in them. #cat #catsinsweaters #catsoftiktok #fyp #blackcatsoftiktok #christmaseve #christmassweater ♬ Elf – Main Theme – Geek Music
Até a data, Crystal não descobriu quem é a segunda família do companheiro. Mas após semanas a investigar, está cada vez mais perto. “Estou entre duas casas. Vou visitá-las com alguns mimos, na esperança de obter informações. Já me encontrei com cinco famílias. Ainda não conheci a que está a ajudá-lo, mas espero que possamos continuar a partilhar a guarda”.
A tutora pretende agradecer por todas as sweats que Papa tem recebido, bem como avisar que ele não é um animal de rua. Nos comentários, são várias as histórias partilhadas pelos utilizadores que mostram que os gatos são mais inteligentes do que se imagina e quando saem, têm sempre para onde ir. “Cuidei de um gato vadio durante seis meses e, certo dia, ele apareceu com uma coleira que dizia ‘Não me alimente, tenho um lar'”, contou uma delas.
Já outra, acrescentou: “Descobri recentemente que o meu gato entra pelas portas para cães da vizinhança e brinca com todos os animais às duas da manhã. Ele foi o protagonista da reunião de vizinhos”.
Apesar de querer que Papa fique em casa, Crystal apontou que fica feliz em saber que o patudo é bem cuidado quando sai para dar as famosas voltinhas. Ainda assim, deixou um apelo: “Espero que as pessoas possam manter os seus animais de estimação dentro de casa. Eles são a nossa família e ficam mais seguros quando estão com os seus donos. Mas se tens um gato astuto como o nosso, espero que sejas abençoado com vizinhos generosos e amáveis como os meus”.
De seguida, carregue na galeria para conhecer o curioso Papa Legba.