Família

Visitantes do Castelo dos Mouros já podem levar os seus cães

É o primeiro espaço sob gestão da Parques de Sintra a admitir a entrada de patudos. E já a partir deste 4 de outubro.
Foto: José Marques Silva/PSML

O dia 4 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial do Animal, costuma ser assinalado com muitas festas, ofertas, promoções e novidades – e este ano não é diferente.

Quem for dar um passeio pela zona de Sintra acompanhado do seu patudo já tem mais um espaço onde ele pode entrar a partir de hoje: o Castelo dos Mouros.

O anúncio foi feito pela Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML), a empresa que gere o Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre – e que decidiu comemorar o dia com esta decisão inédita.

“A partir desta data, quem visitar o Castelo dos Mouros, já pode fazê-lo na companhia do seu cão. O monumento nacional torna-se, assim, no primeiro espaço sob gestão da Parques de Sintra a admitir a entrada destes animais”, refere em comunicado.

E para assegurar o conforto dos animais, o Castelo dos Mouros foi dotado de novas valências: um bebedouro para cães e um espaço onde os donos podem deixá-los em segurança enquanto visitam os locais onde os animais não podem circular, explica a empresa.

Ao dispor dos visitantes estão também dispensadores de sacos para recolher os “presentes” dos amigos de quatro patas.

Quais são as zonas onde os patudos não podem circular?

Tendo em conta as características das muralhas do Castelo dos Mouros, há espaços inacessíveis aos cães, para segurança dos próprios animais e dos visitantes.

Assim, quem pretender levar o seu cão, deve consultar previamente o website da Parques de Sintra e descarregar o folheto informativo, que inclui o mapa com a localização dos equipamentos disponíveis e a indicação dos locais onde os animais podem circular, bem como todas as regras de acesso.

Cada visitante pode levar apenas um cão e deve recolher à entrada do Castelo o bilhete de acesso gratuito para o seu animal, que terá obrigatoriamente de ser portador de microchip e vir equipado com trela não extensível, diz ainda a gestora do monumento, sublinhando que o limite de permanência é de cinco cães em simultâneo.

Percorra a galeria para saber mais sobre o Castelo dos Mouros, também conhecido como Castelo de Sintra.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT