Os “jogos” finalmente chegaram ao fim para Zeus. O rafeiro que foi abandonado pela mesma família quatro vezes (e que sempre voltou para casa) seguiu para um novo lar depois de passar quase um ano à espera de um final feliz. Agora, não tem de se preocupar e até pode partilhar a nova vida com novos irmãos canídeos.
A nova família, que é de Aveiro, foi visitá-lo duas vezes antes de adotá-lo oficialmente. Zeus estava sob os cuidados da ComRaça — Equipa de Resgate Animal desde que foi resgatado, há cerca de um ano. “Ele não podia estar melhor”, conta à PiT, animada, Ana Pinto da Costa, presidente da associação. “Tem imenso espaço para correr e brincar, outros amigos de quatro patas e muito amor.”
Do abandonado a um lar quentinho
Zeus foi deixado para trás quatro vezes pela própria família em sítios diferentes e distantes do prédio onde vivia no Porto, mas de alguma forma, encontrava sempre o caminho de volta para casa. E regressava com toda a alegria do mundo, a achar que tinha vencido a brincadeira que os então tutores tinham começado. Houve um dia, porém, que não conseguiu ganhar.
“Ele voltava sempre para casa, até eles se mudarem e ele lá ficar”, contou à PiT Ana Pinto da Costa, em novembro. O cão ficou alguns dias a viver à porta do prédio, à espera daqueles que o tinham abandonado. Até que uma vizinha que já o conhecia não ficou indiferente.
“Quem pediu ajuda foi uma vizinha que o acolheu por uns dias no prédio para que ele tivesse um teto para dormir”, recordou a voluntária. Quando as voluntárias lá chegaram para o acolher, ficaram com o coração partido. “Existem animais que desde cedo não conhecem o significado da palavra ‘sorte”‘ O Zeus é um deles”, lê-se na publicação feita no dia do seu resgate. “Quando chegou até nós parecia que não tinha vontade nenhuma de viver.”
Zeus é descrito como “extremamente dócil e sociável” com pessoas e animais, mas ainda está a aprender a lidar com os seus novos pertences. No novo lar, tem todo o espaço e atenção para lidar com os desafios sempre com muito amor.
De seguida, carregue na galeria para recordar a sua história e conhecer a sua nova vida.