PiT

Práticas macabras. Cidade espanhola proíbe adoção de gatos pretos até ao fim do Halloween

O município de Barcelona suspendeu as adoções e os acolhimentos temporários até dia 10 de novembro.
A proteção foi redobrada.

Os gatos pretos são os fiéis companheiros das bruxas mas, com o Halloween cada vez mais próximo, as associações dedicadas ao bem-estar animal sentem a necessidade de os proteger de forma redobrada. Em Espanha, a cidade de Terrassa tomou a decisão de suspender as adoções destes animais até ao fim da data.

A notícia foi adiantada pela RTVE, a quem Noel Duque, vereador da câmara do município de Barcelona, afirmou estar ciente “de um aumento de pessoas que ligam para adotar e priorizam a aparência física dos gatos”. O responsável esclareceu que mesmo que não se verifiquem intenções cruéis, a decisão serve para “evitar a adoção por moda ou impulsividade”. Contudo, admite que a norma foi posta em prática para garantir “que não exista nenhuma prática macabra” por trás das adoções.

Os processos de adoção e de acolhimento temporário estão suspensos desde dia 1 de outubro, e assim continuarão até 10 de novembro. Terrassa não apresenta registos de maus-tratos a gatos pretos, mas o vereador recorreu às redes sociais para se pronunciar sobre a deliberação. Online, explicou que o organismo responsável pelo município tomou a medida com base em ocorrências registadas noutras localidades, e de acordo com os alertas feitos “por organizações e pelo público em geral de que há pessoas que querem adotar um gato preto no Halloween para fins rituais”.

“É sério. Em Terrassa, se quiser adotar um gato preto, terá de faze-lo depois do Halloween. Terá de provar que vai cuidar dele e amá-lo”, escreveu ainda. 

A autarquia reforçou que esta é uma norma “temporária e excecional”, posta em prática com o propósito de proteger os animais e de reforçar o papel das entidades municipais no bem-estar animal. Contudo, admitiu a possibilidade de abrir exceções, desde que os pedidos sejam avaliados caso a caso pelos centros de adoção.

Carregue na galeria para conhecer Salem, um gato preto recolhido pela SOS Bigodes depois de ter sido deixado para morrer.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT