Saúde

Afinal, devemos esterilizar ou não os nossos animais de estimação?

O médico veterinário André Santos fala sobre as vantagens, para a saúde dos nossos pets, deste procedimento.
Esterilizar traz muitas vantagens.

Sempre que se fala em esterilizar um animal, as opiniões dividem-se. Não há um consenso generalizado sobre este tema. Há quem defenda que uma cadela ou gata deve ter pelo menos uma ninhada, mas não há sustentação científica para isso. Pelo contrário.

O médico veterinário André Santos, do Hospital Veterinário do Restelo, que partilha dicas e vídeos sobre os cuidados a ter com os pets, fez uma publicação no seu Instagram precisamente sobre este assunto.

Num vídeo com a duração de um minuto e meio, André Santos sublinha que “esterilizar ou castrar os nossos animais [machos e fêmeas] traz inúmeras vantagens”, mas que “devemos sempre falar com o médico veterinário para saber qual a melhor altura para o fazer”. Sim, porque cada caso é um caso.

E quais são, no geral, as vantagens da esterilização? “Evitar gravidezes indesejadas, reduzir o risco de tumor do ovário e do útero, bem infeções uterinas, que são as piómetras”, começa por explicar o veterinário.

esterilizar
Esterilizar traz muitos benefícios para a saúde.

E há mais: “Nas fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio, geralmente antes dos primeiros seis meses, há uma redução significativa do risco de cancro mamário”.

“Existem também vantagens de esterilizar um pouco mais tarde, algures entre o primeiro e o segundo cio, pela parte hormonal – que tem um efeito protetor contra determinados cancros, como osteossarcoma, linfoma, carcinoma prostático, e um efeito protetor contra determinadas doenças articulares”, aponta André Santos.

O veterinário salienta ainda que “há um efeito também protetor de diminuição do risco de obesidade, porque quando se castra demasiado cedo a taxa metabólica diminui”.

“A esterilização é um processo muito importante nos animais de estimação, mas é sempre importante verificar com o médico veterinário o porquê de fazê-la, se vale a pena fazê-la e qual a melhor idade”, aconselha ainda André Santos.

Percorra a galeria para saber mais sobre a esterilização de cadelas e gatas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT