Mais de três semanas depois do violento sismo que abalou a Turquia e a Síria, há ainda animais a serem salvos do terror que viveram. A equipa de resgate da organização Humane Society International (HSI) continua a encontrar diariamente cães e gatos vivos em apartamentos abandonados, em edifícios colapsados ou a deambularem pelas ruas.
Os elementos da HSI – divisão internacional da The Humane Society dos Estados Unidos, fundada em 1991 –, que seguiram para a zona turca de Antáquia, na província de Hatay, têm-se desdobrado em esforços para salvarem o máximo número possível de animais e têm conseguido muitos finais felizes.
Só em Antáquia – zona onde esteve a missão portuguesa –, “já foram resgatados mais de 1.500 animais, que foram transportados para os três principais hospitais de campanha onde as equipas de resgate e os veterinários da HSI estão a dar apoio aos veterinários locais”, diz à PiT a diretora de comunicação internacional da organização, Wendy Higgins.
E não falamos apenas de cães e gatos, já que também foram resgatados coelhos, peixes dourados, periquitos, répteis e até um galo.

E durante quanto tempo mais é que a HSI irá manter-se na Turquia? “É difícil dizer com exatidão quanto tempo ficamos quando se trata de um cenário de desastre”, responde Wendy. Isto “porque os planos vão evoluindo com os dias”. “Mas já temos a nossa terceira vaga de elementos da HSI a chegar a Antáquia no final desta semana para substituírem a equipa que lá está agora. Depois avaliaremos o que fazer em seguida”, sublinha a mesma responsável.
Turquia tem recebido muita ajuda internacional
A equipa internacional da The Humane Society tem grande experiência na resposta a desastres naturais, como sismos, erupções vulcânicas, furacões, cheias e incêndios – esteve também recentemente no Chile, que se viu a braços com um enorme incêndio florestal que foi também combatido por bombeiros portugueses.
Os elementos da HSI que têm estado a ajudar na Turquia provêm dos EUA, México, Costa Rica, Colômbia, Índia e alguns países da Europa. E enquanto houver vidas para salvar, por lá permanecerão.
Percorra a galeria para ver a Humane Society International em ação em Antáquia e alguns dos animais resgatados. As fotos são de Emrah Gurel, da AP Images, para a HSI.