Saúde

Ator Ivo Canelas celebra 50 anos a correr 50 quilómetros com a sua cadela Elis

Vão ser alguns dias a correr, no âmbito do projeto “aniversário solidário” da Associação Salvador, para ajudar criança de 6 anos.
O ator e a sua amiga de 4 patas.

Há causas com as quais nos identificamos e que tentamos apoiar na medida em que nos é possível. E quando podemos fazê-lo com o nosso patudo ao lado, a iniciativa pode ganhar ainda mais cor. É isso mesmo que vai fazer Ivo Canelas – que, para celebrar os seus 50 anos, irá correr o mesmo número de quilómetros ao lado da sua cadela para ajudar a assegurar as terapias de uma menina chamada Rita.

“Olá a todos. Amanhã faço 50 anos e eu e a Elis vamos correr 50 km (ao longo de alguns dias) para ajudar a Rita, uma menina de seis anos a quem foi diagnosticada uma microduplicação nos cromossomas X e 10, uma doença rara”, explica o ator numa publicação no Instagram feita na sexta-feira, 22 de dezembro.

É essencial, acrescenta Ivo Canelas, “que a Rita tenha acesso a terapias intensivas que desenvolvam a sua capacidade física e motora, aumentem a sua qualidade de vida e permitam uma maior autonomia, no entanto as mesmas têm um custo bastante avultado”.
“Ajudem-me a assegurar as terapias desta menina, bem como a apoiar outras famílias acompanhadas pela Associação Salvador”, apela o ator – sublinhando que, para tal, basta que se apadrinhe com 10€ cada quilómetro que irá percorrer. “Muito obrigado e até jáááá”, escreveu ainda, deixando na mesma publicação os dados sobre as doações.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ivo Canelas (@ivocanelas)


A publicação é acompanhada de um vídeo, onde se vê Ivo e Elis – com a cadelita a dormitar. “Aqui estou eu a Elis, que está meia a dormir”, começa por dizer. “Vou fazer 50 anos amanhã e vou querer juntar-me à Associação Salvador, que tem um projeto muito louco, que é o aniversário solidário. Basicamente, a ideia é correr, ou andar, ou gatinhar – no meu caso espero que seja alguns anos a correr e a andar – o equivalente à nossa idade”.

“Infelizmente não vou conseguir correr os 50km de uma vez. No ano passado tentei e fui até aos 25 e fiquei não sei quantos meses com uma perna afanada, como diria a minha avó. Por isso, vou desafiar-me a correr pelo menos 10km por dia”, diz ainda o ator, salientando que o recorde da Elis num só dia é de 11km.

A Associação Salvador, recorde-se, tem como missão promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida. Rita é uma menina que está a precisar de ajuda – e todos podemos apoiar com o nosso apadrinhamento dos quilómetros que Ivo Canelas vai percorrer.

O amor de Ivo Canelas pela sua Elis

Em março passado, em conversa com Rui Unas no live show “Maluco Beleza Show”, Ivo Canelas disse que a sua cadela “é um deslumbramento”. “A Elis é a coisa mais maravilhosa que me aconteceu. Sempre quis ter um cão. Tive um quando era miúdo, que era da minha família. A pandemia fez isso, num daqueles dias de confinamento. Estava sempre à espera do momento certo para decisões que envolvem algum compromisso e que envolvem mudar comportamentos, como por exemplo a cadela”, afirmou, explicando como decidiu ter uma companheira de quatro patas.

E Elis, agora com três anos, trouxe as mudanças previstas. “Fez com que tivesse de comprar uma mota, para a ir passear à hora do almoço quando fica em casa, fez com que tivesse de treiná-la. E há uma série de coisas que não faço e outras que faço. Tudo tem de funcionar de forma diferente, mas é sem dúvida das melhores decisões da minha vida”, contou a Rui Unas.

E porquê? “Porque, em última análise, é um ato de amor. É uma troca de energia que nos serve a ambos. Só me tem trazido coisas incríveis. Mas quando a imagino a morrer, ai meu deus…”, respondeu.

O percurso de Ivo Canelas

Ivo Canelas começou a trabalhar cedo, fazendo parte do elenco original da Casa do Terror, na Feira de Popular de Lisboa, onde se estreou como Drácula. Depois estudou em Nova Iorque e a sua carreira como ator tem muitas provas dadas, tendo já recebido vários prémios, como o lobo de melhor ator de cinema em 2008. Faz teatro e cinema e, na televisão, é um nome presente em vários telefilmes e séries. Atualmente, no filme “Um caroço de abacate”, que protagoniza ao lado de Gaya Medeiros, está na shortlist dos 15 nomeados para os Óscares na categoria de Melhor Curta-Metragem de Imagem Real.

No início de novembro terminou, ao fim de quatro anos, o monólogo “Todas as Coisas Maravilhosas”, com o qual esteve em digressão pelo País. O texto – sobre depressão e suicídio – é de Duncan Macmillian e Ivo encenou e interpretou esta peça imersiva, adaptada para a realidade portuguesa, que foi muito aclamada pelo público.

Outro dos amores de Ivo Canelas é a fotografia, principalmente a preto e branco, tendo já feito uma exposição, em 2021, com trabalhos seus. Nas suas redes sociais publica muitas fotos da sua autoria e Elis é a modelo favorita. Percorra a galeria para a conhecer melhor.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT