Saúde

Caçar e brincar com os tutores. Afinal, com que sonham os patudos?

Os sonhos são mais importante do que pode parecer. Ajudam os animais a aprender comandos e a baixar os níveis de ansiedade.
Com que sonham?

O sono é essencial para o bem-estar, tanto humano quanto animal. Assim sendo, os tutores devem respeitar o tempo de descanso dos seus patudos, mesmo quando estes decidem passar a noite a correr pela casa, ou quando exigem comida assim que aparece o primeiro raio de sol. Elena Diaz, médica veterinária da Clinicanimal, frisa ainda a importância dos sonhos para o equilíbrio mental e físico dos animais de estimação.

Os ganidos ou movimentos das patas e da cauda frequentemente testemunhados nos animais são a prova de que também eles sonham. Tal como os humanos, os patudos passam por diferentes estados enquanto dormem, durante os quais ocorrem processos de memória, aprendizagem e emoção, que integram ao reviver as experiências do dia.

A profissional afirma existir uma tendência para os tutores subestimarem o impacto do sono na saúde dos animais. “O descanso de qualidade ajuda a prevenir problemas comportamentais, fortalece o sistema imunitário e melhora a resposta ao treino. Garantir um bom sono é tão importante como a alimentação ou a atividade física”, assegura.

Os cães dormem em ciclos mais longos, mas menos profundos do que os humanos — uma particularidade evolutiva que permite que estejam atentos ao que os rodeia mesmo quando descansam. Nos seus sonhos, é provável que revivam atividades quotidianas, como brincar com o tutor ou outros animais. Este processo ajuda-os a aprender comandos, a reforçar rotinas e a reduzir os níveis de ansiedade.

Já os felinos dividem o sono por sestas curtas. Apesar de dormirem muitas horas, fazem-no num sono leve. Durante os sonhos, revivem comportamentos típicos da espécie, que desempenham ao longo do dia, como caçar, trepar ou explorar. Este é um padrão ligado aos seus instintos naturais de predadores.

Os animais beneficiam de um ambiente calmo, confortável e seguro para dormirem e sonharem sem interrupções. Camas adequadas, locais frescos e pouco ruído são alguns fatores relevantes para assegurar um sono reparador, que a par de uma rotina estável de alimentação e exercício promovem a manutenção da saúde dos patudos.

Carregue na galeria para saber mais sobre os sonhos dos animais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT