Saúde

Conselho de vet: O seu cão tem pesadelos? Não o acorde repentinamente

Se o seu patudo estiver a ter um sonho mau, basta abaná-lo ligeiramente para não o assustar, aconselha a veterinária Liliana Dias.
Wirestock/Freepik

Os cães têm muitas semelhanças connosco – são seres sencientes que sentem amor e medo, gostam de carinho, de passear e de estar com os amigos, e podem mesmo ter alguns dos nossos problemas de saúde. E mais: também têm ciclos de sono, durante os quais podem sonhar e ter pesadelos. No caso dos pesadelos, o que fazer? É perigoso? Deve ser acordado?

Antes de mais, há que perceber como funciona o sono de um cão. Por norma, os cães dormem entre 12 a 14 horas por dia – no caso dos cachorros, por serem tão bebés, precisam de cerca de 19 horas diárias de sono. E demora apenas cerca de 10 minutos até que entrem num sono profundo, explica o American Kennel Club (AKC) – um dos maiores clubes do mundo de registo genealógico de cães de raça pura, e o maior e mais antigo dos Estados Unidos.

E o que se sabe sobre essas horas de sono? Os investigadores que, ao longo do tempo, analisaram as ondas cerebrais dos cães enquanto estes dormiam e que as compararam com as dos seres humanos, concluíram que os patudos também têm ciclos de sono.

As três fases pelas quais oscilam são as do sono leve (NREM – quando os olhos não têm movimentos rápidos); sono profundo (REM – apresentam espasmos musculares e costumam mexer as patinhas); e sono de ondas lentas (SWS – nesta fase, respiram profundamente).

E quando é que surgem os sonhos ou pesadelos? Segundo a AKC, costumam acontecer na fase REM (rapid eye movement) – que nos cães ocorrem entre 15 a 20 minutos depois de começarem a dormir. Mas deve fazer-se algo se o animal estiver a ter um sonho mau? – que pode manifestar-se de várias formas, com o patudo a chorar, a latir ou mesmo com tremores.

Abanar ligeiramente é uma ajuda

Abaná-los ligeiramente é uma das soluções. “A minha cadela às vezes tem pesadelos, chora a dormir e treme. Abano-a ligeiramente e ela sossega, deixa de estar num dono tão profundo”, explica à PiT a médica veterinária Liliana Dias.

E não há que ter receio, pois os pesadelos não provocam qualquer problema de saúde. É tal e qual como sucede connosco. “Abanar ligeiramente é quanto basta. Tal como se faz com as pessoas que ressonam”, afirma a médica, responsável pela Clínica Veterinária Dra. Liliana Dias.

O importante é não o acordar bruscamente, já que, com o susto, podem acusar reatividade e até mesmo morder.

Se os pesadelos acontecerem todas as noites, poderá ser útil procurar aconselhamento profissional, já que pode haver traumas antigos – no caso de um cão adotado, por exemplo, e cujo passado se desconhece.

Por isso, já sabe. Se o seu cão tiver pesadelos ocasionais, não é motivo para preocupação. O importante – e isso ajuda sempre a melhorar o seu sono – é que tenha um sítio confortável onde dormir, sem demasiado calor ou frio, e que considere seu, seja numa alcofa ou almofada própria, seja consigo na cama.

E será que o tamanho do cão afeta a qualidade do seu sono? Há estudos que relatam que os cães de porte pequeno sonham mais frequentemente do que os de porte maior – mas esses sonhos também são de menor duração.

Percorra a galeria para saber mais sobre as características de algumas raças de cães.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT