Saúde

Remover carraças com camomila, limão ou sabonete? Conheça os métodos caseiros

Após um passeio, faça uma inspeção ao seu cão, especialmente atrás das orelhas.
Use uma pinça e não as mãos.

Encontrar uma carraça no nosso corpo ou no de um animal nosso é motivo para nos preocuparmos, pois estas podem provocar doenças, como é o caso da febre da carraça.

Depois de um passeio no campo, se estiver numa zona atreita a carraças, é bem possível que venham alguns intrusos para casa. O que fazer se encontrar uma carraça no seu cão ou gato?

A primeira regra tem mais a ver com o que não deve fazer: nunca a gire nem a torça, porque pode não sair toda. Tem de a puxar firmemente para o exterior, de preferência com uma pinça, e sempre usando luvas. É importante que não lhe aperte o corpo (deve agarrá-la pela zona da cabeça), porque evita que mais agentes infeciosos passem para a corrente sanguínea do seu animal.

No entanto, este método pode não ser o melhor para os mais inexperientes. Se for uma ou duas carraças (sendo muitas, deve procurar um profissional) e tiver receio de a arrancar, há métodos caseiros que o podem ajudar.

Um desses métodos é o do chá de camomila, que se revela um remédio bastante eficaz na eliminação de carraças, já que o seu odor funciona como repelente. Basta levar água a ferver com camomila e em seguida, assim que tenha arrefecido, molhe um pano com o chá e molhe o parasita. Quando ela se soltar, retire-a com a pinça.

Outra solução é criar um repelente caseiro com limão e água. Coloque um litro de água ao lume, com dois limões cortados, e deixe ferver em lume alto durante um minuto. Depois, mantenha a mistura em lume brando durante uma hora. Decorrido esse tempo, deixe arrefecer e coloque o líquido num pulverizador. Em seguida, use o spray para pulverizar a carraça e ela irá soltar-se.

O vinagre de maçã também funciona muito bem. O seu sabor azedo é muito desagradável para as carraças, por isso misture água e vinagre em partes iguais, impregne uma gaze e coloque-a sobre o parasita.

Também o sabonete líquido pode dar uma ajuda. Aplique uma porção de sabonete líquido numa bola de algodão. Cubra a carraça com o algodão embebido no sabonete líquido e a carraça sairá por si mesma, ficando agarrada ao algodão quando o retirar.

Depois de retiradas as carraças, elimine-as de forma eficaz. Sabia que se as atirar para a sanita, não morrem? E nem pense em esborrachá-las com os dedos, pois pode levar à transmissão de doenças. Uma ideia será colocá-las num recipiente com álcool (pode ser um copo de iogurte vazio, por exemplo) e deixá-las alguns minutos até que fiquem imóveis — para então as deitar no lixo, num saco fechado.

Percorra a galeria para saber mais sobre estes parasitas e os seus malefícios.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT