Saúde

Catnip, a erva que os gatos adoram — e que lhes faz tão bem

Os mais recentes estudos confirmam os benefícios destas plantas ao nível dos parasitas. A videira prateada é outra delas.
A esotérica "erva de gato".

O nome científico é “Nepeta cataria”, mas é apelidada, na gíria ervanária, por “catnip”. Em bom português, traduz-se para “erva de gato”. E para quem nunca ouviu falar sobre nada disto, talvez já tenha visto felinos entretidos a esfregarem-se em folhas com enternecedor ar de satisfação.

De acordo com um estudo recentemente publicado, levado a cabo no Japão, quando os gatos arranham, lambem e mastigam as folhas desta “catnip”, estão a libertar (em cerca de 10 vezes mais) componentes da planta que os protegem contra parasitas invasores. 

Segundo o mesmo estudo, esses componentes também estão presentes nas videiras prateadas (“Actinidia polygama”), que crescem maioritariamente em países como o Japão, a Coreia, ou a China, e que têm um efeito semelhante (mais intenso até) ao da catnip nos gatos. No fundo, funcionam como repelente para os insetos.

“Silver vine”, ou videira prateada.

Uso e efeitos

O uso destas ervas é frequente em acessórios como brinquedos e arranhadores para os peludos, uma vez que quanto mais danificadas estão as folhas, maior é a libertação de iridoides (os componentes aos quais os gatos reagem) — o que os estimula a lamber e morder estas plantas. 

Esta prática provoca uma reação eufórica nos patudos. No entanto, as substâncias que advêm destas plantas não são aditivas nem prejudiciais à saúde dos gatos. Pelo contrário, na verdade: à luz da referida investigação, o contacto com estas partículas estimula o instinto predador dos felinos e, consequentemente, as suas capacidades motoras — além de aliviar o stress deles. São os efeitos de uma boa erva, já se sabe…

Tanto que este é um produto cada vez mais comercializado, para ser aplicado nos sítios e objetos preferidos dos “bichanos”. E o seu, é fã destas ervas mágicas?

Carregue na galeria e veja o que acontece quando os gatos se misturam nestas ervas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->