Os cães, tal como as pessoas, precisam de exames de rotina para se saber se estão saudáveis. Uma vez que envelhecem mais depressa do que as pessoas, devem fazer um check-up duas vezes por ano junto do médico veterinário. Pelo meio, cabe-lhe a si estar atento e há técnicas muito simples para o examinar.
É isso mesmo. Pode fazer um exame rápido e simples em casa, por entre as visitas agendadas no médico veterinário — já que estes check-ups caseiros não substituem a ida semestral à clínica.
Antes de mais, saiba que é melhor realizar o exame quando o seu cão estiver descontraído, por isso uma boa altura para o fazer poderá ser antes da sesta da tarde.
Outro conselho: faça o exame numa zona tranquila da casa, sem distrações que possam deixá-lo irrequieto.
Está pronto? Eis como realizar um exame físico ao seu cão, em casa, do nariz até à cauda, seguindo as recomendações do grupo VCA Animal Hospitals, que opera em mais de mil hospitais de animais nos EUA e no Canadá.
Observe bem os olhos
A parte branca do olho deve ser branca, não amarela ou raiada de sangue. A córnea deve estar límpida e não enevoada. As pupilas devem ter o mesmo tamanho em ambos os olhos. Os olhos devem estar húmidos, mas não devem estar a lacrimejar nem ter remela. O seu cão deve piscar os olhos facilmente sem franzir os olhos. Não deve haver inchaço nas pálpebras. Os cantos das pálpebras devem ser direitos, sem virar para dentro ou para fora.
Escrutine o nariz
Olhe para o nariz do seu cão e responda a três perguntas. Está a pingar? Está seco ou gretado? As narinas têm crostas? Há feridas? Qualquer “sim” como resposta indica problemas. A cor está normal? (dica: a maioria dos narizes são pretos).

Inspecione as orelhas
Observe o pavilhão auricular e veja se há esfoladelas ou feridas. Observe o canal auricular para ver se apresenta vermelhidão, restos de cera ou corrimento. Não conseguirá ver em grande profundidade, mas por vezes os problemas estão mesmo à vista com uma rápida olhadela. Se as orelhas do seu cão têm um cheiro estranho, poderão estar infetadas com bactérias ou fungos, ou infestadas com ácaros.
Faça-o sorrir
Puxe os lábios do seu cão como se estivesse a formar um sorriso e olhe bem para os dentes e gengivas. As gengivas devem ser cor de rosa e não apresentar inchaço nem úlceras. Os dentes devem ser brancos. Tártaro em demasia fará com que os dentes tenham uma cor amarelada ou acastanhada. Tente perceber que tem algum dente partido ou a abanar. Uma boca com mau cheiro poderá indicar uma doença periodontal. Certifique-se de que não há resíduos de comida nem bocados de pelo agarrados ao céu da boca ou debaixo da língua. Examine os lábios para ver se tem úlceras ou gretas.
Dê-lhe um abraço
Apalpe a mandíbula para detetar se há protuberâncias, o que poderá indicar gânglios linfáticos aumentados ou gânglios salivares aumentados. Percorra as suas mãos pelo pescoço e peito do cão e tente perceber se sente inchaços ou nódulos.
Faça-lhe uma massagem
Continue a percorrer com as suas mãos o peito do cão e apalpe também as costas e o baixo ventre. Tente perceber se há anomalias na pele. Verifique se tem pulgas e carraças enquanto o inspeciona. Massaje cada perna, de cima para baixo, como a mesma abordagem minuciosa. Apalpe por baixo das pernas dianteiras, na zona da virilha e atrás dos joelhos, tentando ver se há inchaços uniformes – que poderão ser gânglios linfáticos aumentados.
Chegue-se ao coração
Coloque as suas mãos em ambos os lados do peito do seu cão e sinta o batimento cardíaco. O seu ritmo cardíaco deve ser de 70 a 120 batidas por minuto, numa cadência regular. A respiração deve ser estável e sem esforço.

De barriga para cima
Atrás dele, coloque uma mão em cada lado do abdómen do seu cão e pressione suavemente, movendo-as da frente para trás. Poderá não conseguir detetar anomalias abdominais, mas deverá aperceber-se de qualquer sinal de dor. Vire-o de barriga para cima e examine bem a barriga para ver se tem lesões cutâneas. Examine as glândulas mamárias, tanto das fêmeas como dos machos, para ver se há inchaços ou alguma massa. Nos machos, verifique o pénis para ver se apresenta vermelhidão ou corrimento. Nas fêmeas, observe a vulva, por baixo da cauda, e veja também se apresenta vermelhidão ou corrimento.
Percorra a coluna vertebral
Percorra a coluna vertebral, fazendo a sua mão descer desde o pescoço até à cauda, e tente perceber se há qualquer sinal de dor. Verifique a cauda para ver se há lesões na pele ou manifestações de dor.
A hora das patas
Deite o seu cão de lado e examine cuidadosamente as patas. As almofadas estão gretadas ou rasgadas? As unhas estão demasiado compridas? Há inchaço ou vermelhidão entre os dedos? Sente cheiro a mofo?
Tudo às direitas
Avalie o estado geral do corpo do seu cão. Faça com que ele fique de pé. Percorra suavemente com as suas mãos ambos os lados do flanco. Deve ser capaz de sentir as costelas sem pressionar muito, a menos que o seu cão tenha uma espessa camada de gordura. Em seguida, observe-o de cima. Tanto as fêmeas como os machos devem ter uma linha de cintura bem visível e curvilínea. (Algumas raças, como os Bulldogs, não têm uma cintura pequena, mas deve haver um estreitamento por detrás da caixa torácica). Os cães com excesso de peso ou cães seniores com menor tónus muscular poderão ter barrigas flácidas.
The big picture
Analise o cenário geral. O seu cão está contente e atento? Ouve a sua voz quando o chama? Caminha sem coxear e dá boas passadas? Consegue deitar-se e levantar-se facilmente? Ou está murcho e demora a responder? Dá passadas pequenas ao andar? Deita-se com cuidado e tem dificuldades em levantar-se? Come a sua comida rapidamente ou come pouco e devagar? Tem vómitos ou diarreia? Faz esforço para urinar ou defecar? Mostra-se feliz com a vida?
“Esperemos que a resposta à última pergunta seja um sonoro ‘sim’ e que possa ajudá-lo a desfrutar a vida durante muito tempo, sendo um tutor consciente que realiza exames físicos mensais em casa”, diz o VCA Animal Hospitals.
Não se esqueça que identificar rapidamente um problema facilita a sua resolução. E os donos conhecem os seus cães melhor do que ninguém, por isso rapidamente se aperceberão de quaisquer alterações físicas. Por uma vida longa e feliz, examine-o e não se esqueça dos dois check-ups anuais no veterinário.
Percorra a galeria para conhecer melhor algumas raças de cães.