Quando chega o tempo mais quente, há mais vontade de aproveitar o sol e os passeios com os nossos patudos até costumam ser mais longos do que o habitual. Mas há também perigos que não podemos negligenciar. Um deles é o da febre da carraça, que está a revelar-se bastante ativa na zona de Lisboa. O aviso é do médico veterinário André Santos, do Hospital Veterinário do Restelo: “Atenção, grande alerta para febre da carraça e para doenças transmitidas por parasitas. Só nas últimas duas semanas diagnostiquei cinco animais com febre da carraça”.
Numa publicação na sua conta de Instagram, André Santos explica, em traços gerais, o que é a febre da carraça, sublinhando que se trata “uma doença provocada por um ou mais parasitas do sangue, que são transmitidos por carraças” e que “em muitos casos é fatal”.
“Chegando o tempo quente, as carraças aumentam a sua atividade e, com isso, também as doenças transmitidas por elas (febre da carraça – parasitas sanguíneos) que muitas vezes são fatais”, reitera. Por esta razão, o médico veterinário deixa um conselho: “muito melhor do que tratar é prevenir a picada por carraças, através de desparasitantes externos”.
Febre da carraça pode ser fatal
Em seguida, André Santos mostra um pequeno vídeo para explicar como remover uma carraça. E o processo tem quatro passos: usar pinça; segurar a carraça pela cabeça; remover totalmente a carraça; e descartá-la para evitar novo ataque. “Se encontrar uma carraça, fale com o seu médico veterinário”, recomenda ainda.
No caso de encontrar uma carraça no seu amigo de quatro patas e não ter uma pinça à mão nem poder deslocar-se a uma clínica ou hospital com o seu patudo, poderá tentar retirá-la através de métodos caseiros que têm sido apontados também como eficazes, como é o caso do recurso ao chá de camomila, repelente de limão e água, vinagre de maçã ou sabonete líquido. Mas o ideal é que consulte sempre primeiro o médico veterinário para saber o que pode ou não fazer – já que o mais importante é que a carraça saia toda.
Percorra a galeria para saber mais sobre estes parasitas e os seus malefícios.