A maioria dos gatos adora catnip, a chamada erva gateira, com origem na Europa – bem como a sua congénere asiática, o matatabi. Com esta planta natural, adquirida normalmente já seca, o seu gato pode exibir comportamentos de verdadeira euforia, ficando feliz e descontraído depois da festa e da brincadeira.
Há muito que se sabe que a erva gateira atrai os gatos – que adoram rebolar-se nela, lambê-la e até mastigá-la – pelas suas propriedades desintoxicantes. No entanto, um estudo recente publicado na revista iScience, levado a cabo por investigadores japoneses da Universidade de Iwate, conclui que não é apenas isso que estimula os felinos.
Segundo o estudo, pode haver outra razão muito forte para os gatos gostarem tanto desta erva: o seu efeito repelente de insetos.
Os investigadores estão convictos de que os gatos começaram a gostar de catnip como uma forma de se protegerem da pequena bicharada voadora. Masao Miyazaki, principal autor do estudo, sublinhou em comunicado que quis desvendar o mistério desta relação dos felinos com a catnip e matatabi, tendo para isso feito alguns testes.
A equipa constatou que quando um gato se rebola em cima destas plantas, as folhas – que contêm nepetalactol e nepetalactona, que são iridoides que servem para proteger a planta de pragas e insetos – libertam uma maior quantidade de iridoides.
Mas bastante mais: uma folha danificada pelo peso do gato liberta 10 vezes mais iridoides do que uma folha intacta. O que significa que as propriedade repelentes ficam ainda mais fortes.
Para testarem se os gatos reagiam especificamente a estes compostos, os investigadores deram a um grupo de felinos comida com nepetalactol e nepetalactona. “Eles revelaram a mesma resposta aos ‘cocktails de iridoides’ que mostraram com as plantas naturais – exceto na parte da mastigação”, referiu Miyazaki. “Lamberam, esfregaram-se e rebolaram em cima do prato de plástico”, acrescentou.
Está, assim, desvendado mais um atrativo da erva gateira para os felinos. E há muitos brinquedos e acessórios que pode adquirir para os estimular com esta planta, como charutos, massajadores de parede, centros de bem-estar, gatas rabugentas em corda e massajadores pessoais, entre muitos outros.
Percorra a galeria para conhecer alguns dos efeitos da erva gateira nos nossos amigos felinos.