Saúde

Cortar as unhas aos gatos? Sim ou não? Veterinária responde

Não sabe se deve levar o felino lá de casa a aparar as “garras”? Saiba tudo sobre as unhas do seu miau.
Uma pergunta que se impõe.

Há dúvidas que permanecem na nossa cabeça durante muito tempo e, por vezes, só quando estamos perante as situações é que finalmente acabamos por ter a resposta. Quem tem animais de companhia sabe bem o que isto é, especialmente se for um tutor de primeira viagem. No caso dos gatos, há uma pergunta que muitas vezes se coloca: devemos ou não cortar-lhes as unhas? Em caso de dúvida, o melhor mesmo é consultar um veterinário e foi isso mesmo que a PiT fez.

“As unhas devem se cortadas, senão curvam e às vezes espetam na almofadinha”, explica à PiT a médica veterinária Liliana Dias, acrescentando que essa situação “é mais frequente quando são mais velhos”.

Em tempos, sublinha a profissional, “chegou-se mesmo a arrancar as unhas”. No entanto, esta prática “já é proibida há muitos anos, tal como o corte de orelhas e cauda no caso dos cães”.

Arrancavam-se as unhas? Isso mesmo. “Na verdade, nem cortavam a unha, arrancavam a primeira falange dos dedos. Era horrível. E muitas vezes infetava”, diz a médica, responsável pela Clínica Veterinária Dra. Liliana Dias.

As unhas são muito importantes para os gatos

Essa intervenção cirúrgica não só é agora proibida em Portugal como também em muitos outros países, uma vez que o uso das garras é muito importante para os gatos e que a remoção das unhas só era feita por simples desejo dos donos que não gostavam de ver os móveis arranhados, ou por uma questão estética. Mas, para eles, era uma autêntica amputação que os deixava muitas vezes deprimidos, já que usam as garras para brincar, para usar o arranhador e criar resistência, e também para se defenderem.

No que diz respeito às unhas dos gatos, há também uma prática relativamente recente que tem vindo a ganhar adeptos – se bem que haja muita gente que se mostra contra – e que são as capinhas. Para quem olha, é quase como se o gato tivesse umas unhas de gel.

“Relativamente às capas, o animal tem que ser muito calmo para se conseguir colocar. Tem que se cortar as unhas rentes, colocar cola própria e aplicar a unha”, refere a médica veterinária, salientando que “demora dois meses até a unha furar a capa e ter que se trocar”. E desengane-se se acha que as capas são todas iguais. “Há vários tamanhos e cores”, aponta Liliana Dias.

Percorra a galeria para ver algumas situações, que deve conhecer muito bem, do uso das unhas por parte do seu miau.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT