Saúde

Cotonetes estão proibidos. Saiba como limpar os ouvidos do seu cão em segurança

Basta algodão ou um pano macio e uma solução específica para limpar os ouvidos ao seu cão. No entanto, há cuidados a ter.

Os ouvidos dos cães criam, tal como os nossos, alguma sujidade e, por isso, a sua limpeza é um dos cuidados que todos os tutores devem ter. Além de garantir a saúde do animal, essa prática permitirá ao dono avaliar a quantidade de secreção e, se assim for, encaminhá-lo para um médico veterinário. 

Porém, a limpeza dos ouvidos exige alguns cuidados. O primeiro deles todos é verificar se o cão necessita mesmo dela, uma vez que um animal saudável terá pouca ou nenhuma secreção. Um dos sinais costuma ser coçar a região ou inclinar a cabeça para um lado com frequência.

Se concluir que sim, que está na hora de uma limpeza, então terá de ter à mão um pedaço de algodão ou um pano macio e uma solução fisiológica. Pode ainda usar um produto específico para o efeito, à venda em clínicas veterinárias e lojas da especialidade.

Comece por colocar o cão num local calmo e confortável. Humedeça o algodão com a solução fisiológica ou o produto específico para limpeza. Passe-o, com a ponta de um dedo, pelo interior da orelha do cão, massajando suavemente. Importante: não tente forçar a introdução do dedo. Vá apenas até onde conseguir, sem fazer qualquer pressão. 

O que nunca deve fazer quando limpar os ouvidos ao seu cão 

Não deve, em qualquer momento, recorrer a cotonetes, uma vez que a sua introdução no canal auditivo pode magoar o patudo. Além disso, pode acabar por empurrar a secreção que queria retirar.

Também nunca deve enrolar o algodão em qualquer outro objeto, sejam pinças ou palitos. Utilize apenas o dedo.  

Apesar de existirem raças que precisam de mais cuidados com os ouvidos — como os cães com orelhas caídas, mais propensas a criar humidade e, com ela, fungos, bactérias e ácaros causadores de otite — não deve exagerar na frequência com que usa a solução fisiológica ou o produto específico para limpeza.

Uma última dica: se notar que a secreção aumenta, se esta tiver odor ou se o seu cão se queixar com dor sempre que lhe toca na orelha, está na hora de procurar um médico veterinário.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT