Saúde

Dar limão ao cão? Desafio do Tik Tok é viral mas pode colocar o seu pet em risco

Os citrinos, como é o caso dos limões, são tóxicos para os nossos patudos e podem ser muito prejudiciais para a sua saúde.
Todo o cuidado é pouco.

Há uma nova tendência viral no TikTok: pôr os cães a comer limão. E se para alguns pode parecer divertido e inofensivo, a verdade é que não o é. O limão é um citrino, sendo por isso altamente desaconselhado, já que algumas partes deste fruto contêm substâncias muito prejudiciais para o seu patudo. É o caso da amarga casca, que contém óleos essenciais e psoralenos, que são tóxicos para estes nossos amigos de quatro patas.

Este desafio viral, chamado de “Dog vs. Lemon”, leva a que os tutores atirem rodelas de limão para que os cães as apanhem com a boca. Embora a intenção inicial do vídeo seja ter piada, já há profissionais a alertarem contra esta prática. É o caso de Anna Foreman, médica veterinária da Everypaw Pet Insurance, que alude a três grandes problemas.

Um dos problemas, refere Anna Foreman, citada pelo “New York Post”, é o facto de o limão ser tóxico. Outro é o facto de se estar a ensinar um animal a apanhar e comer qualquer coisa que apanhe no chão – e no caso de passas, cebola ou chocolate, por exemplo, também são um grande risco para a sua saúde. O terceiro problema está no risco de o cão poder sufocar por engasgamento ao engolir o limão que é lançado.

Deixe o limão longe do seu patudo

O TikTok está repleto de vídeos com cães a apanharem rodelas de limão no ar – e um dos primeiros vídeos, lançado em dezembro passado, e onde se vê um pastor alemão a apanhar uma rodela e a largar assim que sente o sabor ácido – conta já com perto de 19 milhões de visualizações.

Na maioria dos casos, os cães não ligam aos limões, devido ao sabor, mas alguns mais curiosos, daqueles que tentam comer tudo, podem até gostar e exagerar na ingestão — por isso, precisa de ter cuidado. É que se um pouco de limão, comido ocasionalmente, não é suficiente para o deixar mal, isso poderá mudar for comido em excesso. Por isso, o melhor é passar ao lado desta nova tendência viral e não colocar o seu cão em risco.

Percorra a galeria para saber mais sobre o efeito dos limões nos cães.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT