A diabetes, que tem tido um forte aumento em todo o mundo, afeta pessoas e animais. Por isso, tomar consciência de todas as suas dimensões – os tipos, as causas, os sintomas, os tratamentos e a prevenção – é de grande importância.
O Dia Mundial da Diabetes é assinalado a 14 de novembro, data do aniversário de Frederick Banting, o médico canadiano que – juntamente com o seu colega Charles Best – conduziu as experiências que levaram à descoberta da insulina em 1921. E é precisamente no próximo dia 14, segunda-feira, que a Unidade de Saúde Familiar (USF) Linda-a-Velha realiza várias ações em torno desta data.
Entre as várias iniciativas estão, por exemplo, a avaliação da glicemia capilar, hemoglobina glicada, peso, altura e índice de massa corporal (IMC), explica à PiT Ana Batista, enfermeira de família com especial foco na consulta da diabetes e que está a dinamizar este programa com a sua equipa.
“Iremos ter pequenas conversas informais – com os utentes que vierem nesse dia à Unidade celebrar com a equipa – sobre como adotar comportamentos saudáveis e conscientes”, acrescenta a profissional de saúde.
E “a ‘cereja no topo do bolo’ será termos na Unidade dois elementos da associação Pata d’Açúcar, com os seus respetivos cães”, adianta Ana Batista. “A presença deles será mais uma forma de sensibilizar os diabéticos presentes, ao mesmo tempo que irão apresentar o seu trabalho e como todo este processo se desenrola”.
Ana Batista conta que conheceu a Pata d’Açúcar por acaso, numa feira de animais. “Chamou-me a atenção. Perguntei quem eram, o que faziam, e explicaram-me que funcionam como uma associação de treino e reabilitação de animais que depois ajudam os futuros donos no controlo da diabetes”, conta a enfermeira.
Ajudar quem tem diabetes
“E é precisamente pela sua importância que vão estar presentes nesta iniciativa, para promoverem o seu trabalho – que muitas pessoas não conhecem. Poderá chegar alguém que os vai ouvir e que depois facilmente pode falar um dia na Pata d’Açúcar a um amigo ou conhecido que possa estar a precisar deles”, explica.
A grande maioria dos voluntários da associação é diabética e é com a sua ajuda que a Pata d’Açúcar tem vindo a crescer – e a ajudar também mais pessoas com esta doença e que possam necessitar do apoio de um cão de alerta médico.
Na USF Linda-a-Velha estarão presentes, no dia 14, o presidente da direção da associação, o instrutor cinotécnico Nuno Benedito, e a vice-presidente – Antónia Saraiva, que é enfermeira.
Para Ana Batista e para a sua equipa, esta é uma iniciativa especial e o dia “está a ser preparado com muito carinho”. Para que todos possam estar mais informados sobre uma doença que afeta imensas pessoas, já que um em cada 10 adultos em todo o mundo vive atualmente com diabetes, numa estimativa de 537 milhões de pessoas. E só em Portugal estima-se que esse número ronde um milhão.