Saúde

Doença respiratória misteriosa está a afetar cães de vários estados nos EUA

Os veterinários advertem que a doença é altamente contagiosa e que pode ser fatal. O sintoma mais evidente é a tosse húmida.
Número de casos a subir.

Há uma doença respiratória misteriosa a ganhar proporções cada vez maiores nos cães de pelo menos 10 estados norte-americanos, como Oregon, Colorado, New Hampshire, Rhode Island, Massachusetts e Florida. O sintoma mais comum é a tosse húmida, podendo também provocar febre, letargia e perda de apetite.

Só no estado de Oregon foram reportados mais de 200 casos entre agosto e meados de novembro, com os cães a revelarem sintomas de uma tosse crónica ou pneumonia que não responde a antibióticos, refere a revista “Time”.

Os especialistas não conseguiram ainda perceber se a doença é causada por uma bactéria ou por um vírus – mas, atendendo a que os animais não responderam aos antibióticos, alguns veterinários pensam que possa ser viral.

Os sintomas apresentados são semelhantes aos da tosse do canil, mas a diferença é que a tosse do canil é seca e esta é húmida (também chamada de tosse produtiva ou tosse com muco), além de que pode durar muito mais tempo – e, nalguns casos, já se revelou fatal, aponta o “The New York Times”. Os patudos não sobreviveram tinham mais idade ou já tinham outros problemas de saúde.

Doença altamente contagiosa

Os veterinários já advertiram que a misteriosa doença é altamente contagiosa, pelo que os cães destes estados não devem, pelo menos por agora, frequentar espaços com muitos outros da sua espécie, como é o caso das creches caninas, groomers ou parques – sendo esse um dos pontos em comum entre aqueles a quem foi detetada esta doença, diz o “The Independent”.

Habitualmente, os cães conseguem recuperar de uma doença respiratória, com a ajuda de antibióticos, mas não é isso que acontece com esta mais recente doença. O que está a ser pedido aos tutores é que levem os seus cães ao veterinário se lhes detetarem uma tosse persistente.

A doença parece estar, pelo menos por agora, circunscrita aos Estados Unidos. Já a tosse do canil é mais alargada e Portugal não é exceção – mas a vacinação ajuda a evitar este problema. Percorra a galeria para saber mais sobre a tosse do canil.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT