Saúde

Donos de gatos são mais atraentes, mais saudáveis e têm mais sexo

A “culpa” é de um parasita chamado Toxoplasma gondii, conclui um estudo científico desenvolvido por uma universidade.
Gatos sempre a surpreender.

Um estudo levado a cabo por investigadores da universidade finlandesa de Turku, que envolveu a análise de 213 adultos, concluiu que os homens e mulheres portadores do parasita Toxoplasma gondii eram considerados mais atraentes e tinham mais sexo.

As mulheres infetadas, segundo o estudo, tinham 63 por cento mais parceiros sexuais do que as restantes. Eram também mais magras e vistas como mais saudáveis. Já os homens infetados eram em média três centímetros mais altos e tinham níveis mais elevados de testosterona.

O parasita Toxoplasma gondii infeta praticamente todos os animais de sangue quente, incluindo as pessoas, e provoca uma doença chamada toxoplasmose — as grávidas não imunes à toxoplasmose, por exemplo, devem evitar o contacto com as fezes dos gatos, devendo ser outra pessoa a mudar a caixa da areia.

A toxoplasmose, sublinhe-se, não se apanha apenas com gatos infetados, podendo ser contraída também através da ingestão dos parasitas existentes na carne crua ou mal cozinhada.

Os cientistas que realizaram esta investigação estão convictos de que este pequeno parasita altera subtilmente o comportamento dos seus hospedeiros — possivelmente através dos seus efeitos em hormonas chave —, aumentando a sua probabilidade de se envolverem sexualmente com alguém, refere o estudo, publicado na revista PeerJ.

Neste estudo foram comparados indicadores como atratividade autopercecionada, número de parceiros sexuais, número de pequenos problemas de saúde, índice de massa corporal, o que se valoriza num parceiro, força de punho, assimetria facial flutuante, e proporção entre largura e altura facial.

O estudo constata que os homens e mulheres portadores do parasita tinham características faciais mais simétricas.

Além disso, os infetados apresentavam também diferenças em termos de humor e temperamento face aos que não eram portadores do Toxoplasma gondii. As mulheres revelaram-se mais persistentes, calorosas e extrovertidas e os homens mais expeditos, ciumentos e desconfiados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT