Saúde

Halloween está mesmo à porta. Cuidado com as doçuras que dá ao seu cão

No Dia das Bruxas é hábito sermos dados a escolher entre doçura e travessura. Mas atenção ao que o patudo pode comer.
Tudo é novidade neste dia.

O Halloween — Dia das Bruxas — é uma data cuja celebração tem vindo a conquistar cada vez mais portugueses. Não só há festas com roupa a condizer como também há quem queira cumprir a tradição a preceito e compre uns doces para a brincadeira. Mas atenção ao que o cão lá de casa pode ingerir.

Na noite de 31 de outubro para 1 de novembro há mesmo quem saia para a rua e bata às portas. E quem não pretende ser alvo de uma travessura, é bom que tenha uma doçura para oferecer. Se a sua família é daquelas que guarda doces em casa para a ocasião, deve estar atenta para não os deixar ao alcance do amigo de quatro patas.

Se houver crianças em casa, é muito fácil largarem um bocadinho de chocolate ou outros doces num canto e isso pode ser o suficiente para o patudo da casa ter problemas. Os cães gostam muito do sabor do chocolate, mas se o comerem isso pode ser-lhes fatal, já que mesmo uma pequena porção pode colocar em risco de vida um cão bebé ou de porte pequeno.

Geralmente, quanto mais escuro for o chocolate, mais perigoso é (e também é tóxico para gatos). Por isso esteja atento a potenciais sintomas de envenenamento por chocolate, como inquietação, hiperatividade, aumento da sede, mais urina e convulsões.

Halloween
Brincar em segurança.

Doces fora do alcance para um Halloween seguro

Também os adoçantes, como o xilitol, podem ser perigosos para os cães. Quando um amigo de quatro patas consome xilitol, este entra rapidamente na corrente sanguínea, resultando numa potente libertação de insulina que pode provocar uma rápida quebra do açúcar no sangue – o que o pode colocar em risco se não for rapidamente estabilizado.

Atenção ainda aos invólucros. Um cão pode ingerir chocolate ou qualquer doce ainda com o invólucro, por isso não basta prestar atenção à comida – tem de estar atento a tudo.

Ingerir película ou papel celofane, usados muitas vezes como invólucro, pode levar o seu pet a sufocar ou a ter uma obstrução intestinal que implique cirurgia. Por isso, esteja a sinais como vómitos, perda de apetite ou dificuldade em defecar.

Com todos estes cuidados, estará pronto a ter um Halloween divertido e em segurança para todos. Mas há mais alimentos tóxicos para os cães. Carregue na galeria e fique a saber o que nunca lhes deve dar para eles comerem.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT