Saúde

O periquito de Bridget permitiu-lhe superar a ansiedade. Agora ambos ajudam milhões

Hamlet é hilariante e a dupla já conta com 4,5 milhões de seguidores no Tik Tok.
Uma dupla imperdível.

A ansiedade é uma perturbação que pode manifestar-se a qualquer momento – e lidar com ela não é fácil. Sabe-se que muitos animais ajudam a que fiquemos mais descontraídos, podendo ajudar também neste tipo de episódios. Nas crianças em idade escolar, por exemplo, os cães são uma ajuda redobrada pelo efeito calmante que têm. Outro exemplo é o dos pássaros: o seu canto ajuda a reduzir a ansiedade e a paranoia.

Para Bridget Chant, diagnosticada aos 10 anos com um transtorno de défice de atenção, sair de casa aos 18 para estudar na universidade fez com que as suas dificuldades aumentassem, tendo tido de aprender a lidar melhor com a sua ansiedade. E encontrou esse apoio… num pássaro.

Em criança, Bridget tinha tido uma caturra, chamada Cinnamon, que a ajudou bastante a conseguir manter-se focada. Lembrando-se disso, decidiu adquirir em 2018 um Ring Neck Azul – também conhecido como periquito-de-colar – que tem ajudado em muito a cuidar da sua saúde mental. Ainda hoje esta australiana, atualmente com 25 anos, tem dificuldades em realizar algumas tarefas do dia a dia, mas o seu Hamlet, nome que lhe deu, torna tudo mais simples.

À medida que a relação entre ambos ia evoluindo, Bridget percebeu que tinha em casa um pássaro muito especial, já que desenvolveram uma grande cumplicidade e Hamlet imitava tudo o que ela dizia e fazia.

Hamlet animou muita gente durante o confinamento

Entretanto, em 2020, quando a pandemia de covid-19 obrigou também os australianos a ficarem confinados nas suas casas, Bridget começou a fazer filmagens com o seu amigo de penas e criou uma conta no Tik Tok, com o nome de utilizador Chantyb97, onde foi colocando clips de ambos. Os vídeos acabaram por se tornar virais e atualmente a dupla tem 4,5 milhões de seguidores, ajudando muitos deles a lidar também com a ansiedade e o stress, já que os momentos partilhados deixam qualquer um bem disposto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Bridget Chant (@bridgetchant)


Também na página do Instagram vão sendo narrados episódios do quotidiano de ambos, com Steve – namorado de Bridget – a surgir também algumas vezes para animar os vídeos.

A jovem australiana, que é assistente de vendas, tinha já aprendido a controlar a sua ansiedade através da pintura e da música, mas foi Hamlet quem fez uma grande diferença na sua vida. E atendendo a que os Ring Neck têm uma esperança de vida entre os 25 e os 40 anos, ainda têm ambos muitos anos pela frente – para se divertirem os dois e continuarem a animar os dias dos seus seguidores.

“Luto contra a ansiedade e tenho dificuldade em dormir e em manter-me calma quando estou sobrecarregada de trabalho ou simplesmente com coisas do dia a dia. Comprei o Hamlet com a intenção de ter um animal de companhia para cuidar e não ser apanhada na minha própria ansiedade”, contou Bridget à “9Honey”.

E resultou melhor do que esperava: “o Hamlet e eu somos parceiros – ele não é apenas um animal de estimação, é meu amigo”.

Percorra a galeria para ver algumas fotos de Bridget e Hamlet.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->