Saúde

Se hoje receber flores, cuidado. Algumas podem fazer mal aos seus animais

No dia de São Valentim, muitos apaixonados oferecem flores a quem amam. Mas se houver cães e gatos lá em casa, preste atenção.
Atenção aos bouquets.

O dia de São Valentim, também conhecido como Dia dos Namorados, está aí – e com ele muitos ramos de flores a entrarem nas casas de todo o país. Mas o romantismo pode ser prejudicial para o seu animal de companhia, tudo dependendo da espécie de flores que receber. Saiba quais podem ser tóxicas e fazer mal ao cão ou gato da família.

A Trusted Housesitters, uma plataforma online onde podemos encontrar quem tome conta do nosso cão enquanto estamos fora – em qualquer parte do mundo –, pediu a opinião a alguns veterinários para perceber quais as flores e plantas que podem ser perigosas para os pets e quais as que não lhes fazem qualquer mal. E quais são elas?

O lírio é uma das flores que deve ser evitada – especialmente se tiver gatos, já que podem provocar falência renal e levar mesmo à morte do seu bichano. Cuidado, é muito tóxica para eles.

Também as hortênsias – que contêm um químico conhecido como amigdalina e que se transforma em cianeto quando ingerida – e os cravos (que têm toxinas naturais) devem ser evitados se houver algum animal de companhia em casa.

Mas há mais. Os narcisos e as tulipas também são venenosos para os animais, especialmente os seus bolbos, refere a Trusted Housesitters.

Flores podem cheirar bem, mas serem perigosas

“Se receber um bouquet neste dia dos namorados, não se esqueça que as flores mais bonitas e que cheiram melhor são também, habitualmente, as mais prejudiciais para o seu pet”, aconselha Angela Laws, uma das responsáveis pela gestão da plataforma.

Por isso mesmo, “certifique-se que tudo aquilo que deixa ao alcance do seu animal é seguro para ele”, recomenda. E se o seu cão ou gato tocar numa flor proibida, mantenha-o sob vigilância para perceber se ele está bem – e se não estiver, corra com ele para o veterinário.

E quais são as flores inofensivas para os nossos amigos de quatro patas? Segundo a plataforma, os girassóis, petúnias e amores-perfeitos são compatíveis com os espaços onde viva um cão ou gato. Também as calêndulas são pet-friendly, bem como as frésias e orquídeas.

Percorra a galeria e saiba um pouco mais sobre estas e outras flores e plantas que não deve ter numa casa com animais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT