Saúde

A idade vai pesando. Articulações e cartilagens de Pó d’Arroz já incomodam

Há que ser uma família atenta para perceber quando é que o seu animal sente desconforto ou dor.
Pó em família.

Pó d’Arroz, o famoso Weimaraner português, já sente no corpo o peso da idade – e já conta com sete anos de vida. Mas a sua família está sempre atenta e não deixou que a dor se tornasse incapacitante.

Num vídeo publicado na sua conta do Instagram, o tutor de Pó d’Arroz explica o que aconteceu. “Durante as ultimas semanas, o Pó tem sentido algum desconforto (principalmente quando sai da cama) e nos últimos dias agravou-se… Na rua quer correr e não sossega um segundo atrás de bolas e pedras como um miúdo de dois anos, em casa chora com dores”, escreve João Molinar.

Mas havia mais. “Além das dores, reparámos num pequeno caroço na zona da barriga, perto da sutura de quando foi operado ao intestino há uns anos após engolir uma bola de ténis”, conta o dono de Pó d’Arroz.

“Quando percebemos que a dor estava a agravar-se, marcámos consulta para fazer as análises, Raio X, ecografia, tudo o que fosse necessário para perceber o que se passava. Em consulta, concluiu-se que o caroço é uma hérnia fechada – por enquanto não parece estar a aumentar – e não se fará nada a não ser controlar o tamanho”, diz João Molinar na publicação.

Articulações e cartilagens de Pó começaram a ganhar “ferrugem”

O que o fazia, então, chorar? Também se descobriu. “A dor de que se queixa advém de uma artrose, porque apesar de na nossa cabeça ainda ser um miúdo, o facto é que tem sete anos e as articulações e cartilagens já começam a ganhar ferrugem…”, prossegue o post. Por isso, acrescenta o tutor, Pó d’ Arroz “não pode andar a fazer sprints e tem uma carrada de coisas para tomar – como os velhinhos com as caixas de comprimidos”.

Além das maleitas do grandalhão de quatro patas da casa, João Molinar quis mostrar algo mais com o vídeo que deixou: “o segundo motivo da partilha é mostrar o que para mim é o verdadeiro significado de Amor ao ver a ansiedade da Broa enquanto espera pelo Pó”.

E, de facto, é impossível não nos enternecermos com a imagem de Broa ansiosamente à espera do seu amigo – e a sua alegria quando o vê a saír pela porta do veterinário.

Numa publicação posterior, onde se vê Pó e Broa a dormirem em conchinha, a família indica que o Weimaraner está muito melhor, com a ajuda da medicação.

Pó D’Arroz, para quem ainda não o conheça, faz parte de uma família de seis. Há mais três protagonistas animais – a Teckel Broa de Mel, a Dona Lurdes, que é “50 por cento gato e a outra metade cão”, e a gata Palmira – nesta página gerida por João Molinar, de 32 anos, e a companheira Filomena Santos, de 37. Ao trio animal mais fofo a viver em Almada junta-se a bebé do casal, Teresa, que adora brincar com os seus amigos de quatro patas.

Percorra a galeria para conhecer melhor esta família.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT