Saúde

IRA resgata 25 gatos de casa à beira-rio. Havia “toneladas de lixo, dejetos e urina”

Os felinos estavam a viver em condições miseráveis. Uma queixa por violência doméstica pôs a situação a descoberto.
Já a salvo.

Há sucessivos novos casos de acumulação de animais no nosso país – em contextos que habitualmente envolvem maus-tratos, dada a falta de assistência e higiene – que têm vindo a ser expostos, muitas vezes por simples acasos que não envolvem uma denúncia, como acontece com a morte de alguém ou em situações de queixa por violência doméstica. Foi isso que sucedeu nesta sexta-feira, 22 de dezembro, quando o grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA) se deparou com 25 gatos numa casa, num estado completamente deplorável.

“25 gatos… toneladas de lixo, dejetos e urina. Uma queixa por violência doméstica entre um casal levou a polícia a descobrir um autêntico inferno escondido entre quatro paredes à beira-rio do Tejo”, escreve o IRA numa publicação no Instagram.

IRA promete desenvolvimentos em breve

O grupo de resgate vê-se, assim, perante mais um caso problemático. “É um cenário extremo que requer equipas e equipamentos extremos. E como tal, aqui estamos nós!”, explica o IRA, que promete uma atualização para breve.

A organização não tem tido mãos a medir com tantos casos que lhe vão surgindo nas várias zonas do país onde atua – Grande Lisboa, Grande Porto e ilha de São Miguel, nos Açores . Na quinta-feira, 21 de dezembro, uma equipa do IRA resgatou um cachorro, no Parque das Nações, que estava trancado há vários dias numa transportadora escondida por uns arbustos. Uma vez que o pequeno cão estava tão assustado que nem ladrava, valeu-lhe um cidadão mais atento, que estranhou ver a transportadora e que foi ver o que se passava.

Desde 2016 que o IRA tem resgatado muitos animais em condições miseráveis. Nestes anos de atuação, o grupo já realizou inúmeras intervenções em incêndios e cheias, centenas de resgates, ações sociais de ajuda aos sem-abrigo, apoio na Ucrânia e Turquia, e ajuda com donativos em géneros a famílias carenciadas. Percorra a galeria para ver alguns dos resgates do IRA no último ano e meio.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT