O Dia Mundial do Animal celebra os companheiros especiais das nossas vidas, tenham eles quatro patas, carapaças, barbatanas ou penas. Mas há ainda quem não lhes dê as devidas condições nem amor. E, por isso mesmo, todos os dias há novos resgates em todo o país, por parte de protetores incansáveis que tentam salvar as suas vidas. No 4 de outubro deste ano não foi diferente, com o grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA) a tentar salvar um cão que estava a definhar em Paredes, no distrito do Porto.
“Hoje é o dia mundial do animal. É o dia em que todos os que amam, cuidam ou defendem os animais celebram. Mas é também o dia em que o alcoólico responsável pelo bem-estar deste animal é alvo de uma intervenção da nossa equipa do Porto. Às 00h30, três elementos do IRA deslocaram-se a Paredes para uma denúncia de grau emergente, reportando um canídeo em decúbito lateral sem resposta aos estímulos, esquelético, sem abeberamento ou alimentação. Imediatamente nos recordou a falecida cadelinha Mel”, escreveu o grupo na quarta-feira na sua página do Facebook.
Dono estava no café enquanto cão definhava
No local “constatou-se que o detentor não se encontrava no domicílio, mas sim no café ali próximo, enquanto o cão definhava naquele quintal”, referia o IRA. “Solicitou-se a presença da GNR no local, por se tratar de um possível crime de abandono. Talvez devido ao aparato das nossas viaturas e elementos, o detentor compareceu no local alcoolizado e imediatamente abriu a Bíblia das ‘tangas e desculpas’. Pouco tempo depois compareceu a patrulha da GNR, cujos militares mostraram que não iriam compactuar com qualquer das suas ‘tretas’ para explicar o estado daquele animal, considerando-o injustificável e constituindo-o arguido”, sublinha o post.
O cão, ao qual deram o nome de Farófias, estava por um fio. “Tem cerca de 8 anos, está severamente desidratado e mal nutrido, anémico e com o corpo deformado devido ao facto de ter estado acorrentado toda a sua vida. Comeu de imediato alguns grãos de ração nas mãos de um dos nossos elementos, bebeu um pouco de água e foi transportado de urgência para o hospital veterinário”, contou a organização de deteção, planeamento, resgate, reabilitação, adoção e intervenção em cenários de emergência.
Ver esta publicação no Instagram
Algumas horas mais tarde, o IRA publicava no Instagram o vídeo do resgate. “Este é o nosso dia e noite, faça chuva ou faça sol, lado-a-lado com as autoridades policiais no combate à criminalidade contra animais. 365 dias por ano, 7 dias por semana, 24horas por dia. Num resgate que terminou para lá das 2 da manhã, mas que não poderia ficar para o dia seguinte devido à urgência do estado deste animal”, escreveu o grupo, dando conta de que Farófias tinha ficado internado no hospital devido ao seu estado clínico.
“Estamos a torcer para que recupere rapidamente, com a expectativa de que não está irrecuperável. Quando tiver alta hospitalar, o Farófias irá precisar de alguém muito especial para lhe dar colo e amor, que claramente foi tudo aquilo que lhe faltou na sua vida. Alguém no Norte que lhe mostre que somos uma espécie distinta de guerreiros, que estão cá para fazer braço de ferro com a corja que diariamente maltrata e mata os animais num sofrimento indescritível. Alguém que seja repleto de carinho e o trate como um menino lindo que ele é”, sublinhava o IRA.

IRA agradece à GNR e pede justiça
O grupo de resgate rematava:” Que a justiça faça a sua parte agora, enquanto nós e os órgãos de polícia criminal faremos a nossa diariamente. Um enorme obrigado aos militares da GNR – Paredes, que foram impecáveis na sua atuação”.
No dia seguinte, quinta-feira, chegavam notícias promissoras. “Bom dia irados e iradas. O menino Farófias, resgatado ontem, encontra-se a responder bem à medicação e aos tratamentos. Acordou com bastante apetite, está estável e com a temperatura normal. É aqui que percebemos que chegámos a tempo de o salvar. Faz a tua parte, Farófias, que os Irados farão a sua. Não te vai faltar nadinha de nada”, promete o IRA numa publicação no Instagram que conta com mais de 14 mil likes.
Percorra a galeria para ver algumas fotos de Farófias e do seu resgate. Um cão cujo mau estado impressiona, mas que está a lutar para sobreviver ao inferno que viveu e poder ter um futuro rodeado de amor.