Saúde

IRA vai ter uma Ambulância Animal. E vem aí um hospital veterinário móvel

O projeto nasce da parceria com os Bombeiros Voluntários de Camarate. Grupo também prepara novo espaço na cidade do Porto.
A ambulância era um sonho antigo.

O IRA – Intervenção e Resgate Animal, criado em 2016 e formalmente constituído em 2018, continua a crescer em todo o território nacional. Depois de em 2020 criar um núcleo na Ilha de São Miguel, Açores, prepara-se agora para fazer o mesmo na cidade do Porto. Mas o crescimento não é apenas geográfico ou em número de seguidores. Vem aí a Ambulância Animal.

O grupo de resgate, que no início deste ano avançou que estava a concluir o projeto de design da futura Ambulância Animal, publicou esta terça-feira um post no Facebook a dar conta dos desenvolvimentos. E está para muito breve a apresentação do veículo.

“A Ambulância Animal está a 7 dias de estar concluída e ser apresentada ao público, dia 20 de setembro, data na qual o IRA celebrará o seu 6º aniversário”, sublinha a organização de proteção animal, que opera com foco na deteção, planeamento, resgate, reabilitação, adoção e intervenção em cenários de emergência.

Este projeto nasce da parceria entre o IRA e os Bombeiros Voluntários de Camarate, “criando assim uma resposta de emergência no município de Loures, nos resgates do IRA e teatro de operações em cenários de emergência, catástrofe ou calamidade”, referiu recentemente o grupo.

Mas as novidades do IRA não se ficam por aqui. O seu autocarro Hércules “dará entrada dia 16 de setembro na empresa que o transformará em Hospital Veterinário Móvel e Posto de Comando para situações de emergência, calamidade e catástrofes”, anunciou o IRA, rematando, entre parêntesis, com um “finalmente”.

Por outro lado, salienta o grupo, aguarda-se “a decisão do tribunal de Loures para a entrega imediata do imóvel que o IRA comprou em leilão”, para dar início “à sua restruturação e conversão em centro de resgate operacional”, aumentando significativamente a nossa capacidade de resposta”.

A quarta novidade é que está prevista para outubro a inauguração da nova sede no distrito do Porto, com apresentação do espaço, das equipas e da logística.

“2022 é um ano que marcará muitas mudanças no nosso país, tal como desde o primeiro dia da criação desta instituição”, aponta o IRA.

Percorra a galeria para ver novos da Ambulância Animal e da equipa do IRA em ação.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT