Saúde

Já começou a decorar a casa para o Natal? Então tenha cuidado com estas plantas

A Flor do Natal pode ser prejudicial para o seu animal. Pode provocar diarreia, tosse, alteração da visão, entre outros sinais.
Pode ser mortal para os gatos.

O Natal é uma época de união, e nada melhor para entrar nas festividades do que decorar a casa com toda a família. Há quem cumpra a tradição de montar a árvore no dia 1 de dezembro, e há quem a arraste até meio do mês. Depois, existe quem não se fique por aí, e goste de encher as paredes de decorações e de comprar todo o tipo de plantas associadas, como o azevinho. Mas, se tiver animais em casa, tenha cuidado com esta em específico.

A Flor do Natal, também chamada de Poinsétia, pode ser um perigo para o seu animal de estimação. A planta oriunda do México é conhecida pelas suas grandes folhas vermelhas, também chamadas de brácteas, que combinam muito bem com as decorações natalícias. Mas mais vale prevenir do que remediar.

“Se os animais ingerirem a substância líquida que a planta produz, ou estiverem em contacto com mucosas — oral, nasal, ocular —, pode haver um desenvolvimento de sinais muscarínicos”, começa por explicar à PiT Hélio Duarte Oliveira, cardiologista veterinário e fundador da HD CardioScan.

Não se engane, que os sintomas podem não ser só náuseas e vómitos. Os sinais podem ser “hipersalivação, diarreia, prostração, alteração da visão, tosse e pode também provocar alteração dermatológica”.

Tal acontece, pois a seiva da planta, ou seja a sua substância interna, “estimula certos recetores do sistema nervoso parassimpático do corpo do animal”, provocando os tais sintomas.

Estes sinais, no entanto, não são o pior cenário. No caso dos gatos, “dependendo da quantidade da substância e da demora em prestar os cuidados médicos necessários, poderá eventualmente ser mortal”. Há outros fatores a ter em atenção, como a idade e a raça do animal.

Bem sabemos que a Flor do Natal podem ficar bonitas na sala de jantar, onde se desenrolará a ceia. Mas mais vale não arriscar. Há muitas decorações natalícias, que também ficarão bonitas na sua casa. E a não esquecer dos presentes que ficam debaixo da árvore, para os patudos.

Carregue na galeria para ver alguns factos sobre a Flor do Natal.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->