Os cães, fiéis companheiros de uma vida, parecem saber sempre quando estamos tristes, eufóricos ou zangados. Alguns conseguem até antecipar as reprimendas dos seus tutores quando fazem alguma “asneira”. O sentimento de conexão profunda entre um humano e um cão é realmente inexplicável. Ou pelo menos, era.
Um estudo conduzido por um grupo de investigadores chineses revelou uma conclusão inédita: os cérebros de humanos e cães sincronizam através do olhar. Esta conexão já havia sido estudada em pessoas, que sincronizam a sua atividade cerebral quando falam ou trabalham umas com as outras. No entanto, esta é a primeira vez em que há relatos de um fenómeno parecido entre espécies diferentes.
Vejamos então como é que foi conduzida esta investigação: 10 jovens Beagles foram colocados ao lado de outros tantos indivíduos (desconhecidos) durante 5 dias. A única comunicação entre os pares foi à base de olhares e “festinhas”. De forma a ter um grupo de controlo, pares humano-cão repetiram o cenário, na mesma sala, mas sem qualquer tipo de interação. A atividade cerebral em humanos e cães foi medida através da colocação de elétrodos (aparelhos que registam alterações nas ondas cerebrais) no crânio.
“Observámos que as correlações intercerebrais nas regiões frontal e parietal aumentavam dramaticamente… durante o olhar mútuo”, escreveram os autores do estudo – publicado na revista científica Advanced Science – liderado pelo biólogo Wei Ren, da Academia Chinesa de Ciências.
As evidências científicas de que a atividade cerebral dos humanos aumenta quando estão a mimar os seus animais de estimação já existiam. O que não se sabia é que o cérebro dos cães também era ativado nestes momentos. Mas quem é que inicia esta ligação? Serão os humanos ou os patudos?
O estudo concluiu que é o humano quem diz o primeiro “sim” neste “casamento” entre os dois cérebros, embora o cão também crie laços. Mas os investigadores não ficaram por aqui. Os registos mostram, ainda, que a atividade cerebral do pet é muito maior quando o olhar é acompanhado por uma “festa” do humano.
Já dizia Al Pacino, “The eyes, chico, they never lie” (os olhos nunca mentem). Entre humanos e canídeos a combinação entre os olhares e os gestos de carinho garante uma sincronia perfeita.
De seguida, carregue na galeria para saber mais acerca da ligação entre cães e humanos.