Saúde

O seu pet bebe água suficiente? Não encolha os ombros. Veterinário explica

Há vários fatores em consideração para se fazerem as contas. E se o pet não for de beber muita água, há “truques” para ajudar.
Água sempre por perto.

Qual é a quantidade média de água que um cão e um gato devem consumir diariamente? Esta é uma dúvida que surge a muitos tutores, que até podem ter sempre uma taça disponível mas que não sabem se os seus companheiros de quatro patas estão a ingerir a mais – que pode ser sinal de diabetes, por exemplo – ou a menos, o que pode provocar-lhes problemas renais. O médico veterinário André Santos, que partilha dicas e vídeos sobre os cuidados a ter com os pets, fez uma publicação no Instagram precisamente sobre este assunto.

Há muitos fatores que influenciam o consumo de água de um animal por dia, como o peso, a dieta, a espécie, a temperatura ambiente, se come ração seca, se come ração húmida, mas regra geral, um cão consome 50 a 100 ml por dia, por quilograma de peso, e os gatos 50 a 70 ml por kg”, explica André Santos, do AniCura Restelo Hospital Veterinário. Ou seja, um cão de 10 kg consome à volta de meio litro a um litro por dia, ao passo que um gato de 5 kg vai consumir entre 250 a 350 ml por dia, sublinha o médico veterinário num curto vídeo.

Mas “existem, obviamente, particularidades”, refere André Santos. “Por exemplo, cães com muita atividade, que comem só ração seca ou que vivem no exterior com temperaturas mais quentes vão, obviamente, consumir mais água”, aponta o profissional. “Os gatos, por sua vez, odeiam beber água. Portanto, tudo o que possamos fazer para os estimular a beber ajuda”, diz. E o que podemos fazer para lhes darmos esses estímulos? “Pôr fontes de água corrente, dar comida húmida, pôr uma ou outra pedrinha de gelo na água no período de maior calor. Tudo isto vai ajudar à ingestão da água e vai beneficiar o seu gato”.

Doenças podem influenciar ingestão de água

André Santos explica que as doenças crónicas e a medicação podem igualmente influenciar a ingestão de água. “Animais com doenças crónicas, como a doença renal crónica ou doenças endócrinas, têm poliúria (fazem mais xixi), polidipsia (bebem mais)”. Já “animais que fazem medicação, como é o caso dos diuréticos ou cortisona, tendencialmente também precisam de mais água durante o dia”.

“Se tem alguma dúvida sobre a quantidade de ingestão de água ou se sabe que o seu animal bebe muita água e faz muito xixi, fale com o seu médico veterinário”, aconselha ainda André Santos. Percorra a galeria e saiba mais sobre algumas das recomendações para manter o seu animal bem hidratado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT