Está quase. Na noite de domingo para segunda-feira, quando ouvirmos as 12 badaladas entraremos no ano de 2024. Muitas famílias preferem fazer a festa em casa, com muitos petiscos e guloseimas para celebrar o novo ano, mas se houver cães e gatos à espreita, com a gulodice em ação, há que ter cuidado para que não acabem a comer aquilo que não devem.
A pensar no bem-estar dos nossos amigos de quatro patas, o veterinário André Santos, que partilha assiduamente com os seus seguidores do Instagram algumas dicas sobre os cuidados a ter com os pets, fez uma publicação onde fala precisamente dos cuidados a ter nesta noite.
Num curto vídeo, André Santos – do AniCura Restelo Hospital Veterinário – deixa alguns conselhos para um réveillon em segurança com os amigos de quatro patas.
Antes de mais, “cuidado com o que eles andam a comer. Passas, leitãozinho, gambas… nada disso. Comem a ração e mais nada”, recomenda. Se assim não for, “vão-se desfazer em gastroenterites, com vómitos e diarreia pela casa toda, pelas carpetes, pela cama, por todo o lado – ou até podem ter doenças mais graves e terem de ir ao veterinário”, adverte.
Passagem de ano também rima com barulho
Por outro lado, há precauções a tomar devido ao stress e ao medo do fogo de artifício, aponta o veterinário. O que é que podemos fazer e o que é que podemos controlar?
“Em primeiro lugar, evitar qualquer contacto sonoro ou visual com fogo de artifício, porque há animais que morrem de medo. No caso de haver fogo de artifício, que é o mais comum, deve ter um local em casa que seja abrigado, onde os animais possam estar livres de stress e estar tranquilos”, aconselha André Santos.
O médico veterinário deixa ainda outra dica importante, já que por vezes “o stress e medo é tanto que os animais tendem a fugir de casa”. Para que isso não aconteça, deve “manter as portas e janelas fechadas, bem como manter em dia o GPS – localizador – ou microchip para o caso de eles se perderem”, recomenda o profissional, deixando votos de uma boa entrada em 2024 para todos.
Percorra a galeria e fique a saber o que nunca deve dar aos seus pets para eles comerem.