Saúde

Porque é que os cães comem cocó? Veterinário André Santos explica o que fazer

Por questões nutricionais ou comportamentais, há patudos que ingerem fezes. Às vezes só estão ansiosos ou aborrecidos.
Tédio e ansiedade entre as causas.

Os nossos cães, além de fieis companheiros e amigos para todas as horas, também fazem as suas diabruras, especialmente quando são mais novos. Mas, por vezes, há “desvios” que nos deixam preocupados – e um deles é quando decidem começar a comer o seu próprio cocó (e até o dos outros). E fazem-no porquê?

O médico veterinário André Santos, do Hospital Veterinário do Restelo, que partilha dicas sobre os cuidados a ter com os pets, fez uma publicação no seu Instagram precisamente sobre este assunto.

Num curto vídeo muito dinâmico, André Santos explica que este tipo de comportamento é extremamente comum em cães e em cachorros, sendo chamado de coprofagia. E tem duas grandes causas: problemas médicos (nutricionais ou de doença) ou comportamentais.

Comer cocó tem a sua explicação

“As causas nutricionais são extremamente raras hoje em dia, estando geralmente associadas ao défice de vitamina B6, B12 ou de outros fatores nutricionais”, sublinha o médico veterinário.

Já as causas comportamentais “são as mais comuns”, aponta. E observam-se tanto do lado da mãe – pela limpeza de todo o ambiente que rodeia os seus filhos e também para prevenir infeções parasitárias ou outras doenças – como do lado dos cachorros. No caso dos cachorros, diz André Santos, pode ser “por uma questão de ansiedade, porque gostam do sabor ou porque estão aborrecidos”.

E qual o tratamento para que eles parem de comer cocó? Antes de mais, frisa o profissional, há que “descartar causas de défices nutricionais ou doenças subjacentes”. Posteriormente, deve fazer-se “uma constante limpeza de todo o ambiente para que os cachorros não possam comer os cocós, ou utilizar o Forbid – que é uma ferramenta que vai dar mau cheiro às fezes e os cachorros não vão querer comer”.

Assim, já sabe. Se o patudo lá de casa decide começar a comer cocó, leve-o a um médico veterinário para descartar qualquer problema de saúde. Se a questão for comportamental, siga os conselhos referidos e estimule mais o seu cão – tanto física como mentalmente, para que não se sinta entediado.

Percorra a galeria para saber mais sobre algumas raças de cães.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT