Saúde

Queda de pelo nos cães: quando é que é relevante e quais é que são as maiores causas?

O veterinário André Santos explica os cinco principais motivos para os patudos largarem pelo. Alguns requerem mais atenção.
No outono cai mais pelo.

Os cães largam pelo. Isso é sabido. A menos que sejam raças sem pelo, é inevitável que caia – tal como acontece connosco. Mas há alguns motivos menos evidentes para isso suceder e, nesses casos, será aconselhável proceder a mudanças. André Santos, do AniCura Restelo Hospital Veterinário (nova designação do Hospital Veterinário do Restelo), que partilha com os seus seguidores dicas sobre os cuidados a ter com os pets, fez uma publicação no seu Instagram onde fala sobre as cinco principais causas para a queda de pelo nos cães.

Num curto vídeo, André Santos começa por explicar que existem algumas variações individuais da queda de pelo, como a raça e a genética, entre outros. “Alguns cães têm um crescimento capilar mais rápido, fazendo com que tenham mais queda de pelo”, sublinha.

As cinco grandes causas da queda de pelo

Mas, em geral, quais são as principais causas? A primeira, refere o médico veterinário, tem a ver com a sazonalidade. “Há maior queda de pelo na primavera e no outono. É normal”, aponta.

A segunda causa frequente diz respeito a problemas dermatológicos. “Infeções de pele e alergias são causas frequentes de queda de pelo e parasitas na pele, como a sarna ou pulgas”, diz André Santos.

Em terceiro vem a má nutrição. “Uma dieta inadequada provoca uma má qualidade do pelo e uma desidratação”, salienta.

Um quarto motivo mais frequente tem a ver com problemas hormonais. “O hiperadrenocorticismo, que é um excesso de cortisona, ou o hipotiroidismo – que é um défice na hormona da tiroide – podem provocar quedas de pelo e alopecias associadas”, explica o profissional.

Por último, diz, “os problemas de stress ou ansiedade podem estar associados a queda de pelo muito relevante”.

“Quando a queda de pelo é persistente ou está associada a outros sinais clínicos, como beber muita água, fazer muito xixi, falta de apetite ou prostração, deve consultar um médico veterinário para resolver o problema e diagnosticar corretamente a causa desta queda de pelo”, aconselha André Santos.

De resto, já sabe. A queda de pelo é normal. Pode optar por aspiradores próprios ou até bolsas para colocar na máquina de lavar e que “sugam” o pelo da roupa. Percorra a galeria e veja algumas dicas que complementam uma aspiração eficaz.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT