Saúde

Quer cortar as unhas ao seu cão em casa? Calma, não desespere. O veterinário explica

Não é um bicho de sete cabeças. Assim que lhe apanhe o jeito, nunca mais vai ouvir aquele “tic tic tic” no soalho lá de casa.
Unhas no tamanho certo.

Cortar as unhas ao seu cão não é uma mera questão estética, mas sim também de saúde. Umas unhas muito compridas podem gerar grande desconforto e até mesmo dor, quando acabam por fazer com que o animal entorte os dedos para poder acomodar o tamanho — e isso, com o tempo, pode causar problemas mais graves nos ossos e articulações.

E como saber quando é altura de as cortar? É simples. Quando começar a ouvir o barulho das unhas no soalho, quando o seu patudo caminha, então é porque está na hora. Se o seu cão é daqueles que stressa a cortar as unhas numa sessão de grooming ou no veterinário, que tal fazê-lo em casa? Compre um corta-unhas apropriado e depois basta seguir algumas indicações simples e num instante lhe “apanha o jeito”.

O médico veterinário André Santos, do Hospital Veterinário do Restelo, famoso por partilhar dicas e vídeos sobre os cuidados a ter com os pets, fez uma publicação no seu Instagram precisamente sobre este assunto.

Num vídeo publicado a 2 de dezembro, André Santos explica como se faz. E a principal ideia a reter é que deve cortar “apenas a parte branca da unha, pois a parte vermelha contém vasos e sangra”.

Deve manter o cão numa posição confortável para ele e para si. Quando cortar as unhas das patas dianteiras, deve posicionar-se de forma a que a sua mão e a pata estejam voltadas para o mesmo sentido. Quando às patas traseiras, será mais fácil se o virar de lado.

Se fizer sangue, não se assuste e aja de imediato. “Se, por alguma razão, cortar os vasos e sangrar, tente aplicar pressão na unha durante cinco minutos”, aconselha o médico veterinário. Outra solução, acrescenta, é “aplicar sulfato de alumínio”, pois ajuda a estancar o sangue.

Unhas cortadas e mimos a seguir

Não esquecer também que a unha deve ser cortada no sentido do crescimento. Nunca de baixo para cima, mas sim de cima para baixo. Depois de cortadas as unhas, há que demonstrar ao seu amigo de quatro patas o quanto gosta dele. “Carinho, amor e cuidado no fim. Sempre”, remata André Santos, que conta atualmente com mais de 464 mil seguidores na sua conta do Instagram.

Se quiser ir desbastando regularmente as unhas do seu patudo, para não ter de estar sempre a cortá-las, pode optar por uma lima elétrica – solução também muito recorrente quando as unhas são pretas, já que não se percebe onde terminam os vasos sanguíneos.

Percorra a galeria para saber mais sobre o corte de unhas em cães.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->