Saúde

Ralph — o gentleman de 10 anos que espera por si no Alto Alentejo

É pequenote e está em Campo Maior, a aguardar que reparem dele. E que a idade e o coração débil não sejam um impedimento.
É mimoso e adora companhia.

Ralph é um cão tranquilo e meigo. De porte pequeno e olhar expressivo, viu a sua vida mudar, repentinamente, em 2021. Tinha uma família, mas os donos emigraram e não puderam levá-lo. Felizmente para ele, não foi deixado ao abandono e está agora acolhido na associação Amigos dos Animais de Campo Maior, onde aguarda por uma oportunidade de voltar a ter uma casa.

“O Ralph fez 10 anos e está no abrigo desde 2021. Era de uma família que emigrou e não puderam levá-lo. Ficou num quintal com garagem e as vizinhas alimentavam-no e passeavam-no. Apercebi-me da situação e fiquei triste”, conta Mafalda Ensina, responsável da associação, à PiT.

Mafalda não conseguia deixar de pensar em Ralph e na sua vulnerabilidade. E, por isso, decidiu agir. “Falámos com familiares dos donos dele e aceitámos o Ralph no abrigo em novembro de 2021”, explica.

Um abrigo deve ser um lugar de passagem, mas conseguirá Ralph, do alto dos seus 10 anos, conquistar o coração de alguém? É essa a esperança de Mafalda. “É um rodinhas baixas, que adora biscoitos e passeios. Está esterilizado e tem as vacinas em dia. É positivo a Leishmaniose, mas sem sintomas. Apenas toma Alopurinol”, sublinha a responsável dos Amigos dos Animais de Campo Maior.

A vida de Ralph tem sido calma, com muito amor dos voluntários do abrigo, mas recentemente todos apanharam um susto com ele. “Foi fazer uma limpeza aos dentes, reagiu mal à anestesia e esteve à beira da morte. Esteve internado e houve momentos em que pensámos que o íamos perder”, conta Mafalda.

“Depois de os nossos veterinários e um especialista em Badajoz fazerem exames, viemos a descobrir que tem um problema cardíaco”, salienta. E agora que sabem o que se passa, é possível mantê-lo bem e controlado. “Toma vários comprimidos para ajudar o coração dele a estar forte. É um problema sério, mas pode fazer uma vida normal, com passeios mais curtos e sem grande atividade física”.

Mafalda diz que Ralph é o cão ideal para uma família em que os filhos já tenham saído de casa, um casal reformado, ou alguém que viva sozinho. “Ele merece paz e tranquilidade”.

“O Ralph é muito mimoso e adora estar ao pé de pessoas. Tem um caráter muito calmo, é um verdadeiro gentleman”, aponta a protetora. “Todos merecem uma família, mas os seniores e os doentinhos sofrem mais”, diz.

E será que essa família anda por aí? Para que mais olhos o vejam, Ralph já está inscrito na PiTmatch, a nova plataforma da PiT de adoção responsável.

No olhar de Ralph há a sabedoria dos anos e uma lealdade pronta a ser depositada nas mãos de quem o olhe com o coração e veja para lá da sua idade e dos problemas de saúde. Percorra a galeria para o conhecer melhor.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT