Saúde

Sim, os cães também usam óculos. Veterinária explica tudo

Seja para protegerem os olhos dos raios solares ou da poeira, seja devido a doença, há patudos que precisam de óculos.
Por vezes é mesmo a sério.

Ter um patudo como membro da família significa amor, lealdade, companheirismo e muita diversão. Mas, para que esses momentos possam estender-se o mais possível no tempo, há também que cuidar bem da saúde dos nossos amigos de quatro patas.

É do conhecimento geral que os cães podem ter muitas das doenças e problemas de saúde que também atingem as pessoas, como vários tipos de cancro, hérnias discais, epilepsia ou glaucoma, por exemplo.

O que muitos não sabem é que um cão também pode precisar de aparelho para os dentes ou até mesmo de óculos. É isso mesmo, leu bem – óculos.

“Sim, os cães também podem usar óculos”, diz à PiT Ana Monteiro, médica do Hospital Alma Veterinária. “Existem alguns motivos que fazem com que um oftalmologista veterinário prescreva o uso de óculos. No caso da patologia de córnea, nomeadamente o Pannus (queratite superficial crónica), o uso de óculos previne e retarda a progressão da doença, diminuindo a exposição aos raios UVA”, explica.

Podem ser usados óculos por prevenção

Mas não só. “Pode ser recomendado o seu uso quando são realizados, por exemplo, passeios no exterior, em ambientes com poeiras ou outro tipo de fator alergénio que sabemos previamente que provocará alterações oculares – com historial alérgico já conhecido”, sublinha a médica veterinária.

Além disso, também pode ser aconselhado o uso de óculos em idas ao spa – “devido ao uso de determinado shampoo ou secador”, acrescenta.

Mas uma coisa é certa: o que está certo para uns não significa que funcione para todos. “Nem todos os nossos animais são iguais e a avaliação ocular é importante para a prescrição de óculos em cães”, salienta Ana Monteiro à PiT.

Percorra a galeria para saber mais sobre os vários tipos de óculos e os problemas que podem levar a que seja aconselhável que o seu amigo de quatro patas os use.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT