Saúde

Tem cães e gatos em casa? Saiba porque não deve deixá-los partilharem a comida

Os felinos são carnívoros estritos, o que significa que a ração para cão não é aconselhável de forma sistemática.
Não deve comer a ração do cão.

O mundo da nutrição felina pode ser desafiante para quem tem um gato em casa. Há muitos fatores a ter em conta para alimentar bem o seu gato, dando-lhe a devida comida consoante a idade que ele tem. Mas importa também saber que alimentos não lhe deve dar – e a ração do cão faz parte da lista.

Os gatos são carnívoros estritos – também conhecidos como supercarnívoros –, o que significa que a carne é o principal ingrediente do seu regime alimentar, numa proporção de pelo menos 70 por cento. Já os cães são omnívoros, tendo assim capacidade de metabolizar diferentes classes alimentícias – pelo que a sua dieta não é tão restrita como a de um carnívoro ou herbívoro. Por isso mesmo, se tiver um cão e um gato em casa, e se as taças da comida ficam à disposição de ambos, pode dar-se o caso de o seu bichano andar a comer da gamela do amigo patudo – o que é altamente desaconselhável.

Se o seu gato comer a ração do cão uma vez sem exemplo, ou pelo menos não de forma sistemática, esta não é tóxica e, por essa razão, não será uma situação grave. No entanto, não deve, de maneira alguma, ser o alimento regular do seu gato, sublinha à plataforma “Honey Nine” a médica veterinária australiana Katrina Warren.

Bichanos precisam de comida com mais carne

E isto porque os gatos precisam de mais proteína do que os cães, o que significa que terão carências alimentares se comerem apenas a ração do Bobi lá de casa, explica. “Ao contrário dos cães e do ser humano, o organismo do gato não sintetiza a taurina, pelo que são animais que precisam de regimes alimentares ricos em carne”.

comida
Os alimentos devem fornecer proteína de elevada qualidade, vitaminas e sais minerais.

“Os gatos não podem ser alimentados com uma dieta para cães. Se isso acontecer durante um longo período de tempo, pode haver consequências prejudiciais, se não mesmo fatais”, alerta, por seu lado, a médica veterinária norte-americana Megan Keller. “As fórmulas alimentares para cães e gatos têm componentes nutricionais diferentes, de modo a atenderem às necessidades específicas de cada uma das espécies”, refere à plataforma “PetMD”.

Assim, se tem um Félix e um Bobi lá em casa, não se esqueça: podem partilhar tudo, desde a cama aos abraços, mas a comida é que não.

Atenção a outros alimentos que parecem inofensivos

Há outros alimentos que não são aconselháveis se tiver um bichano – alguns até são perigosos. Ao contrário do que pode muito bem pensar, alimentos que parecem inofensivos, como vegetais ou frutas docinhas podem ser tóxicas e provocarem problemas gástricos, intestinais e até alguns mais graves ao seu gato. Tenha atenção.

Percorra a galeria para saber ao que deve estar atento na alimentação do seu gato e o que é de evitar na hora de comer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT